quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PROFESSORA RAQUEL DE MELO SOUZA AMORIM


A senhóra Professora RAQUEL DE MELO SOUZA AMORIM , nasceu na então cidade de FAXINA , hoje ITAPEVA , no dia 02 de Abril , sendo filha do senhor Donato de Souza Camargo que éra chamado por Bingo e de dona Beatriz Ferreira de Melo, tendo sido irmãos senhor Ivan de Melo Souza, Ney de Souza Melo, Professora Graciema de Melo Souza Libóis e José João de Souza.
            A Professora dona RAQUEL DE MELO SOUZA AMORIM , em idade menina é aluna do Grupo Escolar Coronel Acacio Piedade, e não podendo concluir os estudos por motivos economicos, teve o incentivo de sua avó Dona Sinharinha Pimentel sua avó, e após o falecimento de dona Sinharinha Pimentel , teve a Professora RAQUEL DE MELO SOUZA AMORIM, teve de cuidar de seu avo senhor João Ferreira de Melo , que éra irmão do Coronel Crescencio Ferreira de Melo , que por vez éra sogro do Coronel Acacio Piedade .
           Os avós da Professora RAQUEL DE MELO SOUZA AMORIM dona Sinharinha Pimentel e senhor João Ferreira de Melo, assim como todos familiares fizeram grandes benificios a cidade de ITAPEVA , foi o casal juto a outros cidadoes , incentivadores fundadores da nóssa Santa Casa de Misericórdia de nóssa cidade , Centro Espirita, , entre outras benfeitorias em pról de nosso progresso a epoca .
            Ja na sua mocidade a Professora dona RAQUEL DE MELO SOUZA AMORIM , trabalha em aprendizado de costureira que aprendeu com a avó Dona Sinharinha Pimentel   e tambem trabalha como locutora na Radio Clube de ITAPEVA ZYJ 8, e  com o apoio de seus amigos e famliares, presta exame de admissão, onde clasifica-se em primeiro lugar, vende por necessidade que sua saudósa avó dona Sinharinha Pimentel em vida a tinha presenteado um piãno , e termina o ginasio , em sequida ingressa na Escola Normal Livre de FAXINA, escóla esta a época em nósso municipio de formação de Professores, ésta foi a segunda Escola Normal da região , depois da criação da Escola Normal Peixoto Gomide da cidade de Itapetininga.
            No ano de 1.951 a Professora dona RAQUEL DE MELO SOUZA AMORIM se fórma Professora , ocasião em que ja estava casada com o senhor Vicente Amorim que tambem éra Professor.
            No ano de 1.951 , a Professora RAQUEL DE MELO SOUZA AMORI , vai com a familia para a cidade de Presidente Prudente, cidade ésta qual éla e seu esposo Professor Vicente Amorim, lecionam, por 3 anos, após retórnam para a região de ITAPEVA , para lecionar na Escola do distrito de Toriba do Sul, distrito este pertencente ao municipio de Itabera, anos mais tarde remóve -se para a cidade de São Paulo, na capital Paulista lecionam a Professora RAQUEL DE MELO SOUZA AMORIM e seu esposo Professor Vicente Amorim, como amavam a cidade de ITAPEVA , o casal gostava de falar de suas origens , de seu berço e mesmo em época dificil morando na cidade de São Paulo , sempre faziam questão , confórme oportunidades de visitar a cidade de ITAPEVA, a visita a amigos e familiares.
            Como grandes cidadões e Professores , a Professora dona RAQUEL DE MELO SOUZA AMIM , como seu esposo Professor Vicente Amorim , em todas localidades onde lecionaram , deixaram aos alunos , familiares destes e corpo administrativo das escolas onde foram méstres , um grande exemplo de dedicação , lealdade e personalidade.
            Do casamento da Professora dona RAQUEL DE MELO SOUZA AMORIM com o Professor Vicente Amorim tiveram os filhos Agda de Jesus Amorim, Everton Amorim e Vicente Amorim Filho.
            A Professora dona RAQUEL DE MELO SOUZA AMORIM , faleceu no dia 02 de maio de 1.991, aos 67 anos de idade, e após seu passamento , e em merecimento , confórme projeto de lei numero 08\93 , apresentado no Plenario da Camara Municipal de ITAPEVA , pelo então vereador Fernando Ibarra Modenezi, passa a denominar -se rua Professora RAQUEL DE MELO SOUZA AMORIM , uma das ruas do Bairro São Camilo, e hoje este historiador e o Jornal Ita -News , tambem presta-lhe ésta homenagem.

JOÃO GRETZ

O senhor JOÃO GREETZ , nasceu na Letonia (Europa )  no dia 15 de março de 1.885, veio ao Brasil no ano de 1.914 a época em que em nósso pais recebia imigrantes de varias partes do mundo, ao desembrarcar no Brasil o senhor JOÃO GREETZ ja éra casado com a senhóra dona Hema Greetz, e tinham a filha ainda menina dona Joana Greetz , que no Brasil anos mais tarde se fórma professora.
            Primeiro no Brasil o casal senhor JOÃO GREETZ e dona Hema Greetz com a filha Joana Greetz , se estabelecem no municipio de Monte Mór, depois Rebouças hoje municipio de Sumaré, mais tarde se estabelecem no municipio de Nova Odessa, após Corumbatai e depois chegam ao municipio de FAXINA hoje cidade de ITAPEVA.
            Anos mais tarde após viuvez o senhor JOÃO GREETZ , contrai nupcias com dona Alice Adamson Greetz, e désta uniâo nascem os filhos Artur Greetz, escritor Roberto Herbert Greetz .
            Homem de muita dedicação, esforçado e com grande garra e labuta na vida , depois de lutas e muito trabalho o senhor JOÃO GREETZ , adquire 180 alqueires de terras, térras estas qual planta algodão forte o plãntio deste grão a época tãnto na então FAXINA hoje cidade de ITAPEVA como em toda região, adquire com esforços e garra de luta através dos tempo umas casas na cidade, na térra então de sua propriedade faz plantiop de feijão, verduras, legumes e frutas etc....a propriedade éra no Bairro Taquari-Guassu estrada de sentido a ir ao municipio de ITABERA , outrora chamada Lavrinhas.
            No ano de 1.929 o senhor JOÃO GREETZ adquire um caminhão por cinco contos de réis e começam a facilitar os produtos de sua propriedade a Estação de Vila Isabel, estas mercadorias iam de vagoes vendidas aos grandes centros comerciais do Brasil, especificamente a cidade de São Paulo, Rio de Janeiro, e desta fórma o Senhor JOÃO GREETZ e outros ajudavam a impulsionar o progresso de nossa querida cidade de ITAPEVA.
             O senhor JOÃO GREETZ foi tambem um grande jardineiro, musico  pois gostava de tocar em clubes a época varios instrumentos o violão , vioncelo, o acordeão e o violino , a musica éra uma das paixoes que gostava., e devirtia ele a sociedade de nósso municipio a época com bélos numeros musicais.
              Tambem foi o senhor JOÃO GREETZ um grande pintor, chegou a pintar o této da Igreja Matriz Catedral de Santana e tambem o prédio de nóssa Santa Casa de Misericordia de ITAPEVA no ano de 1.925.
              ÉRA tambem o senhor JOÃO GREETZ ardoroso das pescarias em suas hóras de lazer, evângelico, nunca deixava de dar atenção ao próximo, principalmente aos mais necessitados, amava a cidade de ITAPEVA e nósso povo, e muito se orgulhava de escolher esta cidade como a térra que o acolheu a ele e seus familiares.
              O senhor JOÃO GREETZ , faleceu no dia 10 de julho de 1.970, e a pessoa que foi e muito representou a cidade de ITAPEVA ,e um bélissimo exemplo de vida , através destas  linhas este historiador e o Jornal Ita -News , presta lhe esta homenagem.