segunda-feira, 7 de novembro de 2011

FAZENDA PILÃO D' AGUA




A FAZENDA PILÃO D"AGUA , hoje de grande relevãncia histórica e raizes da história de ITAPEVA , um patrimonio valioso tãnto como patrimonio histórico como em valores , pois hoje é patrimonio publico da municipalidade, teve inicio ésta fazenda ainda ao tempo do império e foi o casal fazendeiro senhor Luiz Carneiro de descendencia de Jaquariiva  P,R e sua esposa dona Fortunata Carneiro de Camargo casal este de grande pósses de imensidão de glébas de terras tãnto na então FAXINA hoje cidade de ITAPEVA como outras localidades , foi sua filha dona Isabél Branco Carneiro de Camargo que foi casada com o segundo prefeito municipal de ITAPEVA senho fazendeiro José Teixeira Pinto éra este casal proprietarios da Fazenda Fonseca e a filha do casal dona Francisca Teixeira de Camargo que foi casada com o imigrante Italiano João Ferrari , origem da hoje tradicional familia Ferrari de nossa cidade, outro  dos  filhos do casal Luiz Carneiro e dona Fortunata Carneiro de Camargo foi  o sehor Coronel Honorato Carneiro de Camargo foi o cidadão que doou parte da então Fazenda Lagoinha sitio Ponte Alta para os negros hoje Comunidade do Jaó , após a libertação dos escravos realizado por Princisa Isabél no dia 13 de maio de 1.888 éram 70 alqueires aos então libertos escravos e descendentes de se encaminharem na vida, outro filho do casal éra o Coronel Martinho Carneiro de Camargo que éra a época proprietario da então Fazenda Barreiro hoje Fazenda Palmeiras então com 2.600 alqueires Paulistas a época , a FAZENDA PILÃO D"AGUA ficou para a filha do casal Luiz Carneiro e dona Fortunata Carneiro de Camargo , dona Maria Carneiro de Camargo Melo e seu esposo senhor Donato de Camargo Melo , que foi este casal que construiram o prédio da hoje Casa de Cultura Cicero Marques no ano de 1.881 localizado na hoje rua Martinho Carneiro de Camargo ,177 . 
              A FAZENDA PILÃO D"AGUA  teve em sua existencia desde inicio como uma das localidades de  pouso tropeiros , do século XlX é de muita história o Casarão da fazenda , as senzalas então existentes, muros de pédras construidos por escravos, e foi  FAZENDA PILÃO D'AGUA marcãnte em grande criação de muares e bois em suas invernadas para engórda ao tempos aureos do Tropeirismo . o casal dona Maria Carneiro de Camargo e seu esposo Donato de Camargo Melo éram pais do senhor Luiz de Camargo Melo Sobrinho que assassinou o Coronel Acacio Piedade no dia 25 de outubro de 1.917 as 22. hs na platafórma da Estação de Vila Isabél , isto por litigios de causas daquela area de terras onde era o Stãnt do Tiro de Guerra de ITAPEVA ali em frente ao Clube Banco Brasil no Ribeirão Fundo pérto Centro de Eventos Jubileu e do Posto Estação Rodoviario na , na época esta propriedade éra parte da FAZENDA PILÃO D1AGUA e o Coronél Acacio Piedade então Deputado Estadual desapropriou parte das térras para construção do Stãnt do Tiro de Guerra para ser uma linha de tiro, o que desagraou o senhou Luiz de Camargo Melo Sobrinho filho do casal proprietario da FAZENDA PILÃO D'AGUA e isto e mais outras desavenças existentes ocasionou o assassinato do Coronel Acacio Piedade , então fórte lidere politico tanto em ITAPEVA como todo Estado de São Paulo .
                Em 1.912 dona Maria Carneiro de Camargo Melo ja viuva do senhor Donato de Camargo Melo , tinha serraria na FAZEDA PILÃO D'AGUA, de grande valor histórico nésta mesma época a FAZENDA PILÃO D'AGUA foi vendida ao senhor Coronel Eliziario Ramos de Camargo que éra genro do Coronel Martinho Carneiro de Camargo , a Praça Anchieta tinha o nóme do Coronel Elisiario Ramos de Camargo , que foi em nóssa cidade vereador , fazendeiro , pecuarista e trouxe ao nosso municipio as melhóres qualidades de gado via Porto de Santos da Európa no ano de 1.910, foi o Coronel Eliziario Ramos de Camargo tambem proprietario das Fazendas Pirituba e Faxinal.
                E no dia 06 de junho de 1.918 o Coronel Eliziario Ramos de Camargo vende a FAZENDA PILÃO D'AGUA por 150$000$000 aos senhores Phebo Ferreira Roge, Albino Ferreira Roge e Antonio Ferreira Roge , então capitalistas da cidade de São Paulo.
                Ja no ano de 1.928 a familia Roge vendem a FAZENDA PILÃO D'AGUA ao senhor Adelino Rolim , entao a época proprietario da Companhia Luz e Força Meridional Paulista , empresa ésta que na ocasião cuidava da energia elétrica da então FAXINA hoje cidade de ITAPEVA e região , e ao adquirir a FAZENDA PILÃO D'AGUA o senhor Adelino Rolim quiz mudar o nóme da fazenda para Fazenda Santa Eliza em homenagem a sua esposa dona Eliza Simoes Rolim , mais não vingou a tradição FAZENDA PILÃO D'AGUA éra mais fórte.
                Ao tempo que a FAZENDA PILÃO D'AGUA éra propriedade do senhor Adelino Rolim atingia como suas areas de terras a Vila Bom Jesus, parte da hoje Vila Aparecida e após o falecimeto do senhor Adelino Rolim ocorrido no dia 18 de agosto de 1.936 , permaneceu seus herdeiros com a FAZENDA PILÃO D'AGUA , até o ano de 1.944, quando foi vendida ao casal o alemão Hans Henrich Rudolf Braren e sua esposa dona Iracema Brarem, éram 960 alqueires a area da fazenda , no ano de 1.948 o saudoso ex. prefeito de ITAPEVA senhor Cicero Marques em conjunto com o Aéro Clube local adquire mais de 20 alqueires da FAZENDA PILÃO D'AGUA para a construção do Cãmpo de Aviação Local em parceria com o governo Federal, no ano de 1.969 o saudoso ex. prefeito municipal de ITAPEVA Dr. Jorge Assunpção Shimidt desapropria amigavelmente 20 alqueires da FAZENDA PILÃO D'AGUA para a Construção da represa a esolver o problema de agua de ITAPEVA como o Centro Comunitario Bento Alves Natel inaugurado dia 20 de setembro de 1.970.
                      Após o falecimento do senhor Hans Henrich Rodolfo Braren a FAZENDA PILÃO D'AGUA ficou sendo administrada pela sua esposa dona Iracema Braren , e após o falecimento désta , o senhor ex; prefeito municipal de ITAPEVA senhor Wilmar Hailton de Mattos adquire o existente da FAZENDA PILÃO D'AGUA , séde etc , 50 alqueires cujo objetivo éra manter as tradiçoes e raizes históricas desta fazenda, qual hoje graças ao dinãmismo do ex. prefeito é patrimonio publico, próprio municipal.

12 comentários:

  1. PENA QUE HOJE A FAZENDA ESTA COMPLETAMENTE ABANDONADA A PREFEITURA NÃO MANTEVE A MANUTENÇÃO EO CASARÃO DO PILÃO D; ESTA CAINDO AOS PEDAÇO É MUITO TRISTE DE VER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo falta de responsabilidades dos prefeitos que nunca souberao que é amor para a cultura só querem inrriquecer iludido com dinheiro do pica nosso Itapeva era uma cidade muita rica hoje não se tem mais nada por culpa dos engravatados que souberao só de seus nariz uma pouca vergonha

      Excluir
  2. eu adorei as irformacoes que esse texto trazia mas pena que ele esta desatualizado pois eu estva fazendo um trabalho para a minha escola sobre patrimonios historico de itapeva conteudo do 6 ano e eu nao entendi algumas palavras entao tive que ficar pesquisando no google o significado pois as palavras estao com acentos no lugares errados pois esse texto e antigo e eu acho que o criador deveria deixar as palavras com a escrita de hoje em dia para nao so pessoas mais velhas entenderem mas sim as mais novas que estao aprendendo a forma de escrita moderna

    ResponderExcluir
  3. Preto como faz para visitar a fazenda?

    ResponderExcluir
  4. Morei 23 anos na FAzenda Pilão D'Agua, é muito triste ver o abandono,conheci muito bem Iracema Augusta Braren. Espero que um dia possa ver o casarão possa ser frequentado por turista, muita coisa para ver. Linda grande lembranças.

    ResponderExcluir
  5. Meu bisavô jose tome de Carvalho présizo saber quem da familha

    Carvalho era meu tataravô.

    ResponderExcluir
  6. Em 1937 meu pai Augusto Lúcio da Silva então Sargento telegrafista do Exército foi nomeado pelo governo federal para chefiar o Campo de Aviação de Itapeva e de muita importância estratégica no governo Getúlio Vargas quando se deslocava para o Sul.
    Lá meu pai conheceu e casou com minha mãe (nascida na Faxina) e em seguida estourou a Guerra, foi transferido para a Base Aérea de Salvador, participando em 1941 junto com o Brigadeiro Eduardo Gomes e outros oficiais do Exército na fundação da Aeronáutica, seguindo até se aposentar.

    ResponderExcluir
  7. Fui visitar o lugar e é vergonhoso como se encontra abandonado e em ruínas.muito triste um patrimônio tão importante pra cidade naquele estado.

    ResponderExcluir
  8. Minha tararavó nasceu em uma fazenda na Faxina. A fazenda pertencia a um italiano. Será que existe algum documento com o nome dos escravos desta fazenda? A mãe dela, que trabalhava na fazenda, se chamava Genoveva Camargo.Estou procurando informações. Se alguém puder me ajudar, agradeço muito!

    ResponderExcluir
  9. Meu pai agenor bernardino era neto de José tome de Carvalho herdeiro pilão daqua

    ResponderExcluir