quarta-feira, 23 de novembro de 2011

JOÃO GRETZ

O senhor JOÃO GREETZ , nasceu na Letonia (Europa )  no dia 15 de março de 1.885, veio ao Brasil no ano de 1.914 a época em que em nósso pais recebia imigrantes de varias partes do mundo, ao desembrarcar no Brasil o senhor JOÃO GREETZ ja éra casado com a senhóra dona Hema Greetz, e tinham a filha ainda menina dona Joana Greetz , que no Brasil anos mais tarde se fórma professora.
            Primeiro no Brasil o casal senhor JOÃO GREETZ e dona Hema Greetz com a filha Joana Greetz , se estabelecem no municipio de Monte Mór, depois Rebouças hoje municipio de Sumaré, mais tarde se estabelecem no municipio de Nova Odessa, após Corumbatai e depois chegam ao municipio de FAXINA hoje cidade de ITAPEVA.
            Anos mais tarde após viuvez o senhor JOÃO GREETZ , contrai nupcias com dona Alice Adamson Greetz, e désta uniâo nascem os filhos Artur Greetz, escritor Roberto Herbert Greetz .
            Homem de muita dedicação, esforçado e com grande garra e labuta na vida , depois de lutas e muito trabalho o senhor JOÃO GREETZ , adquire 180 alqueires de terras, térras estas qual planta algodão forte o plãntio deste grão a época tãnto na então FAXINA hoje cidade de ITAPEVA como em toda região, adquire com esforços e garra de luta através dos tempo umas casas na cidade, na térra então de sua propriedade faz plantiop de feijão, verduras, legumes e frutas etc....a propriedade éra no Bairro Taquari-Guassu estrada de sentido a ir ao municipio de ITABERA , outrora chamada Lavrinhas.
            No ano de 1.929 o senhor JOÃO GREETZ adquire um caminhão por cinco contos de réis e começam a facilitar os produtos de sua propriedade a Estação de Vila Isabel, estas mercadorias iam de vagoes vendidas aos grandes centros comerciais do Brasil, especificamente a cidade de São Paulo, Rio de Janeiro, e desta fórma o Senhor JOÃO GREETZ e outros ajudavam a impulsionar o progresso de nossa querida cidade de ITAPEVA.
             O senhor JOÃO GREETZ foi tambem um grande jardineiro, musico  pois gostava de tocar em clubes a época varios instrumentos o violão , vioncelo, o acordeão e o violino , a musica éra uma das paixoes que gostava., e devirtia ele a sociedade de nósso municipio a época com bélos numeros musicais.
              Tambem foi o senhor JOÃO GREETZ um grande pintor, chegou a pintar o této da Igreja Matriz Catedral de Santana e tambem o prédio de nóssa Santa Casa de Misericordia de ITAPEVA no ano de 1.925.
              ÉRA tambem o senhor JOÃO GREETZ ardoroso das pescarias em suas hóras de lazer, evângelico, nunca deixava de dar atenção ao próximo, principalmente aos mais necessitados, amava a cidade de ITAPEVA e nósso povo, e muito se orgulhava de escolher esta cidade como a térra que o acolheu a ele e seus familiares.
              O senhor JOÃO GREETZ , faleceu no dia 10 de julho de 1.970, e a pessoa que foi e muito representou a cidade de ITAPEVA ,e um bélissimo exemplo de vida , através destas  linhas este historiador e o Jornal Ita -News , presta lhe esta homenagem.

Um comentário:

  1. Boa noite amigo! Gostaria de fazer algumas pequenas correções, vez que o texto é coerente com a história do sr. João Gretziz. O sobrenome da família foi escrito de várias formas pela dificuldade da grafia, mas a que ele adotou em seus documentos foi a forma atual: Gretzitz. Ele chegou no Brasil em 1911, em companhia da esposa Ana e a sogra Augusta. No Brasil nasceu primeiramente a filha Joana, em 1912. Sendo que logo veio a falecer a esposa, casando ele com a senhora Alice Adamson, com qual teve os filhos Arthur, Roberto e João Reynaldo. Logo que chegou da Europa foi instalado na Colônia Fazenda Grande em Nova Odessa, mas andou por outras colônias em busca de terras mais férteis e mais favoráveis, tendo chegado à Itapeva por volta de 1924/25 com outros imigrantes letos que se instalaram às margens do Rio Taquari. Ele com o João Seglin, pai da dona Aina, sogro do seu Anfrísio Garcia é que pintaram o forro da antiga capela do Asilo São Vicente de Paula. No mais agradeço enormemente pela bela homenagem ao meu avô. Um grande abraço!!

    ResponderExcluir