terça-feira, 30 de agosto de 2011

JOVIL GOMES PINHEIRO


O senhor JOVIL GOMES PIMHEIRO nasceu no municipio de Itai S.p , no dia 23 de Setembro de 1.915 sendo filho do senhor Antonio  Gomes Pinheiro e de dona Olidia Lópes Pinheiro, ainda em idade jóvem chega a cidade de ITAPEVA para trabalhar no posto de gasolina do João Ferraz dos Santos que éra conhecido por  João Pesado, este estabecicimento na area de venda de combustiveis éra na época localizado na esquina da Rua Coronel Queiróz com a então Rua Dr. Pinheiro, quando atinge sua maioridade o senhor JOVIL GOMES PINHEIRO, tira a carteira de motorista e com seus esforços e labuta e após grandes economias adquiri um caminhão e passa com este veiculo a prestar serviços ao D.E.R ( Departameto  de Estradas de Rodagem ), realiza este serviços do ano de 1.939 ao ano de 1.950.
             No ano de 1.958 o senhor JOVIL GOMES PINHEIRO ingressa para ser funcionario da Empresa São Mateus propriedade do saudoso Dr. Alfredo Moreira de Souza e Fabio Bey. hoje esta empresa em nósso municipio e a Cal Itau de propriedade da familia do senhor Dr. Antonio Ermirio de Moraes ( Grupo Votorantim ) localizada no bairro das Lavrinhas e na Vila Isabél.
             Hómem em toda sua vida de labuta , o senhor JOVIL GOMES PINHEIRO no ano de 1.967 auxilia a ex. vereadora e ex, prefeita de ITAPEVA dona Paulina de Moraes  na condução de pessoas carentes e doentes a muitos municipios em busca de recuperação de saude, estes municipios geralmente éram  as cidades de Sorocaba, Jau, São Paulo , Botucatu, Araras, etc.., inclusive doentes com problemas psiquiatricos éram levados a estes hospitais , e isto o senhor JOVIL GOMES PINHEIRO junto a saudósa politica Paulina de Moraes fez por anos e ele muito gostava a prestar estes relevãntes serviços, chegou ocasioes que por falta de veiculos a época , fez transporte de onibus , trem e o senhor JOVIL GOMES PINHEIRO acompanhava com empenho , dedicação e muito amor  estas pessoas na busca de recursos a saude.No ano de 1.980 , este hómem simples , humilde e após muita labuta na sua vida recebe por muito merecemento sua aposentadoria, então veio a realizar um desejo, aposentado e ainda com disposição, gostava de jogos de loterias, passou a vender bilhetes de loterias , tornou -se o senhor JOVIL GOMES PINHEIRO tradicional nésta area de comercio na venda de bilhetes de loterias da Caixa Economica, como o povo muito dele o admiravam e gostavam , la estava ele JOVIL GOMES PINHEIRO com uma boa e fórte clientéla, frequeses tradicionais, conhecido por todos na cidade de ITAPEVA lógo com este oficio de vendas de bilhetes ganhou o apelido de JOVIL bilheteiro.
              O senhor JOVIL GOMES PINHEIRO foi casado com dona Amélia Silveira Gomes que éra filha do senhor Oscar Silveira Gomes e dona Maria José Ferreira de Barros ,´foram irmão da esposa do senhor JOVIL  João Silveira Gomes ( Jãnquinho), Joaquim Ferreira Gomes,Sizefredo Silveira Gomes, e Theodorico Silveira Gomes familias tradicionais do Bairro da Caputera e adjacencias, o casamento do senhor JOVIL GOMES PINHEIRO com dona Amélia Silveira Gomes ocorreu  no ano de 1.940 e foram seus filhos Ireneu Pinheiro, Maria José Pinheiro, Antonio Benedito  Pinheiro, Oscar Pinheiro, Carlos Pinheiro,Riy Pinheiro e Sisefredo Pinheiro.
              O senhor JOVIL GOMES PINHEIRO faleceu na cidade de ITAPEVA no dia 12 de outubro de 1.997 e após seu passamento confórme projeto de lei de numero 101\07 de autoria do saudoso vereador Avelino Comeiron Peixe Filho e aprovado por todos vereadores da camara municipal de ITAPEVA e sancionado pelo ex. prefeito a época senhor  Wilmar Hailton de Mattos, passa a denomir -se uma das ruas do Jardim Beija Flor a ãntiga rua 10 daquele bairro de rua JOVIL GOMES PINHEIRO

Um comentário:

  1. O Sr. Jovil era meu tio-avô, pois era tio da minha mãe Rosalina Gomes Pinheiro, nascida em Itaí, filha de Licínio Gomes Pinheiro e Maria Firmina da Costa Luz. Fui uma vez à casa do Tio Jovil em Itapeva. Ele era um homem simples e bom. A Tia Amélia era uma criatura encantadora - muito boa pessoa. Tio Jovil era sobrinho neto do Senador Pinheiro Machado.

    ResponderExcluir