sexta-feira, 5 de agosto de 2011

( VILA MARINGA )




A COMPANHIA DE CIMENTO PORTLANT  MARINGA , sua vinda a cidade de ITAPEVA, se déve ao empenho do saudoso ex. prefeito de ITAPEVA Cicero marques, éra em principio a empresa ser instalada no municipio de Taquai S.p , éra o ano de 1.950 quando então o saudoso Cicero Marques, entra a convencer os senhores Dr. Gastão de Mesquita Filho e Cassio Vidigal então sócios proprietarios da Companhia Melhoramentos do Norte do Parana,e as margens do Rio Taquari em propriedade adquirida do saudoso senhor Crescencio de Oliveira Vasconcelos e parte do senhor Antonio de Barros Mota  distãnte 5 km do centro da cidade, e o Tamandua a 17 km terras adquiridas do senhor Antonio  Cassemiro onde se construiria a fabrica, onde tinha as jazidas para exploração do minério, e as margens do Rio Taquari foi construido no terreno adquirido o prédio da administração, e veio um grupo de pessoas a fazer o estudo a construção da fabrica , dentre eles Dr. Nivaldo Ferreira Gandra, na época a produção de cimento no Brasil se mostrava em dificuldade e o Grupo Companhia de Melhoramentos Norte do Parana tinha pressa a se construir a fabrica na cidade de ITAPEVA, de inicio teve a mão de óbra de 250 a 300 operarios, o grupo investiu um capital de C$ 80.000,000,00 para a construção da fabrica , assim como a varias casas na vila para operarios, assim como casas para engenheiros e diretores..
             Corridos meses do inicio das óbras, chegam a cidade de ITAPEVA no dia 12\07\1.951 os principais diretores do grupo , viéram o Dr. Cassio Vidigal ( Presidente do Grupo ), Dr. Gastão de Mesquita Filho ( Superientendente ), Dr. Francisco de Moraes Barros ( Secretario do Conselho Administrativo do grupo ), , vieram os proprietarios do Grupo fazer vistorias na area administrativa as margens do rio Taquari em andamento , como no Bairro do Tamandua em obras ja em andamento localidade das jazidas, através de grandes estudos ficou o Dr. Nivaldo Ferreira Gandra e Dr. Epitacio Guimarães a acompanhar todo andamento das óbras até o término delas, foi contratado pelo Grupo Companhia Melhoramentos Norte do Parana para a construção da empresa a Firma F.L. Smith De Copenhaque da Dinamarca éra a maior fabrica empresa de construção de fabrica de cimento a época no mundo.
              A analise do material foram colhidos 15 toneladas da matéria prima para fazer cimento e submetidos a analise do senhor Benedito Alves Ferreira uma das maiores autoridas a épocas no Brasil a época em Minereologia que após enviou as amóstras  ao Institudo Geológico e Geografico do Estado de São Paulo, , e o Instituto remeteu as amóstras através do Dr. Erik Shur para Copenhaque ( Dinamarca ) , recebendo finalmente através da empresa Dinamarquesa a aprovação dos resultados colhidos.
              No dia 02\04\1.953 começa as montagens dos fórnos pelo saudoso Dr. Ricardo Whately em conjunto com os Dinarmaqueses principais responsaveis do parque industrial, seria de inicio de produção 5.000 sacas de cimento diarios equivalente a 250 toneladas, a construção das óbras avançavam tanto as margens do Rio Taqueri , quanto no Bairro do Tamandua onde seria a pedreira, ao mesmo tempo começava a construção da Igreja de São José, como construção de abrigo para açouque, armazem etc em pról dos funcionarios da fabrica.
               E finalmente no dia 25\11\1.954 as 15 hs. éra inaugurada a COMPANHIA DE CIMENTO PORTLANT MARINGA, teve em seu inicio 1.000 operarios , e teve a primeira saca da produção com o nome ITAPEVA, despontando o nome desta querida cidade a todo nosso Brasil, e ao sair a primeira saca usou da palavra o saudoso conego Benjamin de Souza Gomes elogiando o emprreendimento e agradeceu o dinãmismo do Dr. Gastão Mesquita e demais diretores da empresa, representou na inauguração falando pela Companhia Melhoramentos Norte do Parana o Dr. Francisco de Moraes Barros, em sequida usou da palavra em nome dos auxiliares da empresa o senhor Pedro de Campos Pinto Filho e após falou o Dr. Flavio Guimarães Oliva que seria chefe geral da seção de vendas da empresa, comunicava ele que a empresa ja tinha encomenda de vendas de varias cidades como ITAPEVA, Itabera, Itararé, Itapetininga, Taquarituba, Buri, Capão Bonito, Bauru, Lençois Paulista, Conchas, Ourinhos,Santa Cruz do Rio Pardo, Piraju, entre outras cidades Paulistas e comunicava ele que ja tinha grande encomenda da cidade Londrina no estado do Parana e comunicava que as vendas se alastraria para todo o Brasil.elevãndo o nóme de ITAPEVA no cenario nacional.
              No dia 23\06\1.957 é inaugurada a Capela de São José e entregue as casas no mesmo dia aos funcionarios da empresa,diretores e engenheiros , éra realizado um grande sonho e foi a COMPANHIA DE CIMENTO PORLTANT MARINGA de grande marco ao nosso progresso. criou -se familias com moradia nas casas da empresa , gerou impostos e hoje através destas linhas este historiador

Nenhum comentário:

Postar um comentário