terça-feira, 5 de julho de 2011

O mapa De Olmedilla


Este e o mapa de Olmedilla feito por Juan de La cruz cano olmedilla que especifica os pousos dos tropeiros localidades entre a cidade de são Paulo i Viamão rio grande do sul e caracterizado 48 pousos entre quais a época 22 vilas quais veremos a sequir        
l. da cidade de São Paulo a Carapicuíba hoje e o município de Carapicuíba .
2. de Carapicuíba a Baruirymerim que hoje e o município de Barueri.
3. De Baruirymerim aos barreiros para La do mato paiol  localidade hoje do município     Araçariguama.
4. Dos barreiros ao olho de água que e hoje perto da cidade de Itu.
5. Do olho de água a Felipe Guental e hoje perto do município de Sorocaba.
6. De Felippe Guental a Opanema  e hoje localidade da fazenda Ipanema.
7. De Opanema ao rio de Sarapui de baixo e a passagem hoje do rio Sarapui.
8. De Sarapui de baixo a Fazenda de Perdeneiras e hoje entre o município de Alambari e Itapetininga.
9. Da fazenda de Perdeneiras ao Porto de Tapetininga  e o rio e o município do mesmo nome hoje cidade de Itapetininga.
10. Do porto de Tapetininga a Pescaria este nome e hoje próximo a margem direita do Paranapanema.
11. Da pescaria a Parnapitanga e um pequeno rio do mesmo nome, lembrando que estes pousos a época eram de 4 léguas e alguns de menos lembrando que  l légua era 6 kilometros portanto um pouso ao outro era nestas localidades de 24 km mais em outras localidades eram de 6 léguas que equivale a 36 km.
12. Da parnapitanga ao sitio do rio Piahy esta localidade no mapa de Olmedilla tem o nome de Pedroso nome este que se refere a Antonio Furquim Pedroso que foi nomeado no ano de l.766 pelo então Governador de São Paulo Luiz Antonio de Souza Mourão o
Morgado de Mateus de fundar a povoação de FAXINA na vila velha onde foi elevada a categoria de cidade no dia 20\09\1;769 e mudado para a atual localidade onde hoje e o município de Itapeva no dia 19\09\l.785 .
13. Do sitio de Piahy a fazenda Escaramussa uma fazenda muito conhecida a época.
14. Da fazenda da Escaramussa ao sitio de Taquari localidade do rio Taquari.
15. Do sitio de Taquari ao sitio de Pirituba é claro que estes dois sítios são evidentemente as passagens dos rios Taquari e Pirituba que tinha a época o nome estranho de Hangua em posição que corresponde proximamente com o de Pirituba o mesmo mapa dava a época na região nesta localidade o nome de Itanquas a um rio que é evidentemente a Itararé.
16. Do sitio de Pirituba a Fazenda de São Pedro esta era uma grande fazenda que pertenceu a Rafael Tobias de Aguiar e sua esposa dona Domitila  de Castro Canto e Mello a Marquesa de Santos , e após o falecimento de Tobias De Aguiar e de sua esposa a Marquesa de Santos seus herdeiros venderam a Fazenda São Pedro a Jose Custodio de Camargo, esta localidade e hoje o prospero município de Itararé que faz  divisa com o Estado do Paraná.
17. Da fazenda de São Pedro a Fazenda de Murongaba e uma grande fazenda no Estado do Paraná.
18. Da fazenda do Murongaba ao sitio de Jaguariaiva e hoje a atual cidade de Jaquariaiva no Paraná esta localidade era chamada em 1.792 também por Boa Vista.
19. De Jaguariaiva a fazenda da Cinza também chamada a época  de fazenda da Pinza
Conhecida fazenda a época naquelas localidades.
20. Da fazenda da Cinza ao aterrado grande abaixo das furnas era chamada a época esta localidade também de Turnas ou dizer hoje Furnas e o aterrado grande tem hoje o nome de Pirai, esta localidade era uma antiga fazenda a época pertencente ao Capitão Francisco Carneiro Lobo.
21; Do aterrado Grande a Fazenda do Capitão Francisco Carneiro Lobo, este ponto onde era a fazenda do Capitão e a localidade da atual cidade de Castro no Paraná, dava se a época também o nome de Rocha, o Capitão Francisco Carneiro Lobo era um dos exploradores do sertão de Guarapuava em l.768 e na criação da vila de Castro hoje município em l.792 era Capitão de auxiliares.
<!--[if !supportLists]-->22.  <!--[endif]-->Da fazenda do Capitão Francisco Carneiro Lobo ao sitio de Tapanhuaçanga dava se também a época o nome de Caiganga era a margem esquerda do Iguassu, em l.792 da se também de Carambiy,  pois era pertencente a antiga fazenda de Carambehy sendo a então fazenda Boqueirão que vinha em sequida próximo ao hoje município de Ponta Grossa P.R
<!--[if !supportLists]-->23.  <!--[endif]-->De Tapanhuacanga a Fazenda do Boqueirão, localidade esta como já dito sendo próxima ao hoje munuicipio de Ponta Grossa e próximo ao rio Tibagi.
<!--[if !supportLists]-->24.  <!--[endif]-->Do Boqueirão a Encruzilhada do Carrapato era o ponto de onde partia a estrada para o sertão de Guarapuava situava se a 6 kilometros uma légua a época da margem do rio Guaraúna afluente  do lado esquerdo do Tibagi e a 24 kilometros que eram 6 léguas a época do hoje município de Ponta Grossa .
<!--[if !supportLists]-->25.  <!--[endif]-->Do Carrapato a fazenda do lago que era uma fazenda conhecida a época na localidade.
<!--[if !supportLists]-->26.  <!--[endif]-->Da fazenda do Lago a Fazenda  do Ferrador que era uma fazenda também conhecida a época nas localidades.
<!--[if !supportLists]-->27.  <!--[endif]-->Da fazenda do Ferrador ao registro de Curitiba que era a passagem do rio Iguassu na estrada do hoje município de Curitiba capital do Estado do Paraná.
<!--[if !supportLists]-->28.  <!--[endif]-->Do registro de Curitiba a Santo Antonio da Lapa. Era a frequesia nova de Santo Antonio do Registro,
<!--[if !supportLists]-->29.  <!--[endif]-->De Santo Antonio Da Lapa ao campo do Tenente,este lugar era um afluente da margem direita do Rio Negro dava se tambem o nome de Rio Dos Tres Irmãos.
<!--[if !supportLists]-->30.  <!--[endif]-->Do Campo do Tenente a outra banda do Rio Negro este pouso e localidade a época tinha o nome de Curralinho, muita localidade que eram pousos a época mudaram de nome.
<!--[if !supportLists]-->31.  <!--[endif]-->Do Rio Negro á Butiatuba que chamava de Rio Butiá como sinônimo do Rio da Contagem.
<!--[if !supportLists]-->32.  <!--[endif]-->Do butiatuba a Oguraypú ou Oguarypu hoje nada se encontra a este lugar.
<!--[if !supportLists]-->33.  <!--[endif]-->De Oguarypú a Estiva onde se encontra no mato de São João que nos mapas modernos o nome Estiva so aparece nos campos de Estiva designado um território grande ao sul do Rio Negro a identificação deste ponto tem a sua importância na discussão de limites entre o Estado do Paraná  e o Estado de Santa Catarina por ter sido designado o rio ou ribeirão de Estiva como divisa entre as então vilas de Curitiba e Lages na ocasião da demarcação ocorrida no ano de l.774.
<!--[if !supportLists]-->34.  <!--[endif]-->Da Estiva a Sima do morro grande  dava se a época tambem o nome de Monte de San Juan entre o rio negro e o rio canoas ou canoinhas cujo curso inferior tem o nome de Itapeva. 
<!--[if !supportLists]-->35.  <!--[endif]-->Do morro grande ao Tacuaral  onde se SAE do mato.
<!--[if !supportLists]-->36.  <!--[endif]--> Do Tacuaral onde se sae do mato a entrada do mato do espigão o mapa de Olmedilla da se o nome de Espigon.
<!--[if !supportLists]-->37.  <!--[endif]-->Da entrada do mato do espigão a espichada fora do dito mato.
<!--[if !supportLists]-->38.  <!--[endif]-->Da espichada a sepultura.
<!--[if !supportLists]-->39.  <!--[endif]-->Da sepultura a Ilha;
<!--[if !supportLists]-->40.  <!--[endif]-->Da Ilha a Ponte Alta  sendo duvidoso que houvesse ponte nesta paragem e de se pressumir que o nome correto seja Ponto Alto.
<!--[if !supportLists]-->41.  <!--[endif]-->Da ponte alta a outra banda do rio das mirombas.
<!--[if !supportLists]-->42.  <!--[endif]-->Do rio das marombas aos Curitibanos que o mapa de Olmedilla divide o nome em Cori e Tibanos dando assim dois pontos distintos.
<!--[if !supportLists]-->43.  <!--[endif]-->Dos curitibanos aos rio dos cachorros.
<!--[if !supportLists]-->44.  <!--[endif]-->Dos rio dos cachorros a Ponte alta , hoje ainda estes dois nomes figuram nos mapas modernos.
<!--[if !supportLists]-->45.  <!--[endif]-->Da Ponte Alta a outra banda do Rio das Canoas;
<!--[if !supportLists]-->46.  <!--[endif]-->Do rio das canoas a Lourenço da Rocha.
<!--[if !supportLists]-->47.  <!--[endif]-->Do Lourenço da Rocha a vila de Lages que não chega a 2 léguas, que seria hoje 12 km do pouso anterior, lembrando que a maioria dos pousos são de 4 léguas,uns menos e outros de 6 léguas.
<!--[if !supportLists]-->48.  <!--[endif]--> Da vila de  Lages hoje cidade de Lages se entra nos marcos do continente do Rio Grande, de onde os pousos eram um pouco puxados por conta dos pastos para os cavalos.
                                                                                                                                            
         Estes eram os 48 pousos quais contavam 22 vilas, e na organização desta ordem de marcha houve evidente empenho em regular, quanto fosse possível, a distancia diária pela media de 4 léguas, a 6 léguas diariamente se criaram assim os pousos e constantemente cidades como Sorocaba, Itapetininga, Faxina hoje Itapeva e todos estes municípios nestas épocas eram vilas, foram deixados ao lado ou no meio da marcha diária como mencionados os pousos que eram onde os tropeiros passavam e pernoitavam.
                     Para a historia da região e do desenvolvimento das suas vias de comunicação, é muito interessante estudar as caminhadas dos tropeiros, a formação de pousos, constantemente vilas e depois se tornavam municípios, e para fins deste estudo será conveniente considerar a estrada por trechos marcados por pontos que já naqueles tempos se desenvolveram a categoria de vilas ou cidades e estes trechos são;
- De São Paulo á Sorocaba
- De Sorocaba a Faxina hoje Itapeva
- De Faxina ao Rio Negro
- De Rio Negro a Lages –
- De Lages a  Porto Alegre

Um comentário:

  1. Excelente contribuição à história, principalmente dos tropeiros. Obrigado.

    ResponderExcluir