terça-feira, 19 de julho de 2011

BAIRRO ALTO DA BRANCAL



O BAIRRO ALTO DA BRANCAL é mais um destes bairros merecidamente a ter um resgate ao muito representa a nossa querida cidade de ITAPEVA, esta localidade de sentido a caminho de ir ao hoje vizinho municipio de Ribeirâo Branco cidade ésta  outróra denominada Ribeirâo Preto , no ano de 1.940 aquela região onde hoje se localiza o BAIRRO ALTO DA BRANCAL ´sempre foi uma regiao de terras ricas em calcareos, embóra nunca explorada até 1.940 mais ou menos, quando a partir deste ano chegou aqui em ITAPEVA o saudoso hómem de nossa historia , dinâmico , explendido cheio de objetivos a investir na nossa querida cidade de ITAPEVA,, saudoso Alfredo Moreira de Souza que junto com os sócios senhores Mateus Bey e Fabio Bey montam ali onde hoje é a empresa Cal Itau dos Ermirio de Moraes na  Lavrinhas a empresa São Mateus, esta empresa com grandes reservas de calcareos que se istalou naquelas localidades, Lavrinhas embóra um pouco kilometros ãntes do hoje BAIRRO ALTO DA BRANCAL  foi primordial ao inicio do hoje BAIRRO DA BRANCAL , pois através de mão de óbra de pessoas que trabalhavam na Empresa São Mateus de Alfredo Moreira de Souza, Mateus Bey e Fabio Bey , muitos começaram a construir suas casinhas a beira da rodovia , ja em meados de de 1.950  aproximadamente um senhor morador da cidade de São Paulo (Capital Paulista) , que se chamava senhor SILVANO MACHADO muito amigo , vizinho e compadre que éra do saudoso Deputado Ulysses Guimarães morava ali na cidade de São Paulo na rua Isabel Pereira Machado, e sua casa na nossa cidade quando estava em ITAPEVA éra ali na rua Dr, Pinheiro ao lado da casa que morava o saudoso senhor Alcides Pé Grande que éra muito seu amigo,e a esposa do senhor SILVANO MACHADO  o nome éra Jane Machado , e muito acreditãndo no potencial de progresso de nossa cidade o senhor SILVANO MACHADO  montou em estas localidades a empresa BRANCAL , muitos a de lembrar como foi marcante e representou esta empresa ao nosso municipio gerou a época muitos empregos e impostos ao nosso progresso. muito bem administrada foi esta companhia em seu tempo de duração cujo gerentes foram os  senhores  José Gabriel de Almeida (Zé Gabriél)  e senhor Dr. Arsenio Joaquim Abrantes, o BAIRRO ALTO DA BRANCAL portãnto tem como origem de inicio as primeiras moradias  residencias de funcionarios da empresa a época São Mateus (Cal Itau),  e da extinta BRANCAL empresa esta de mineração, que foi fechada no ano de 1.972, situada as margens da rodovia  de ITAPEVA a cidade de Ribeirão Branco a 18 km. da cidade do centro da cidade de ITAPEVA , teve em seu inicio seu crescimento desordenado, sem planejamento de ruas, resultando em construções a beira de caminhos torturósos e estreitos , as casas de seus moradores  em seu inicio éram muitas simples e amontoadas dando aspecto ruim a local .
        Como ja descrito a grande maioria da população hoje existente no BAIRRO DA BRANCAL a maioria  é composta de trabalhadores trabalhou na extinta empresa BRANCAL ou na hoje empresa Cal Itau a época empresa São Mateus, e estes  hoje moradores sao pessoas que vivem da labuta da lavoura a maioria trabalhadores rurais, assalariados em carater permanente ou prestando serviços eventuais.
        O hoje BAIRRO ALTO DA BRANCAL é dotado de benfeitorias que foi se instalando através dos tempos onde cada prefeito fez algo ao bem daquela localidade, assim sendo aos pouco foi dotada de benfeitorias publicas , como posto de saude , escolas, energia elétrica, posto telefonico e no ano de 1.988 foi implantado na localidade o sistema de distribuição de agua tratada, que atende praticamente toda a população., o fornecimento de agua foi um grande beneficio , pois a população consumia agua de cisternas muitas vezes construidas ao lado de fossa negra possiveis éram de grande contaminação.
        No dia 13 \05\ 2.000 o então prefeito municipal de ITAPEVA senhor Wilmar Hailton de Mattos acompanhado junto ao gerente de vendas dos correios -regional de Botucatu senhor Gilberto Aparecido Nunes e da então  gerente da agencia dos correios de ITAPEVA  senhora Sonia Marlene Rodriques Moreira, vereadores da camara municipal de ITAPEVA e demais autoridades, inauguram um posto de correios no hoje BAIRRO DA BRANCAL.
       Hoje este querido BAIRRO ALTO DA BRANCAL é um localidade muito em avanço onde seus moradores tem duas escolas a educação de suas crianças a Escola José Sebastião Herrera construida pelo ex. prefeito Dr. Antonio Guilherme Brugnaro , e a Escola Ministro Sérgio Mota construida pelo ex. prefeito senhor Wilmar Hailton de Mattos , assim como uma unidade do P.E,T.I (Programa de Erradicação Infantil ), tem a localidade comércio variados, e um povo digno e de grande labuta e amor a localidade e hoje através destas linhas vem este escriba e o jornal Ita -News a prestar esta homenagem a este querido BAIRRO ALTO DA BRANCAL.
       

Um comentário:

  1. só falta melhorar a infra estrutura como rede de esgoto as ruas intransitáveis, o bairro esta um caus, isso é uma vergonha pra uma cidade como itapeva, governantes até quando. isso é uma vergonha.

    ResponderExcluir