quarta-feira, 20 de julho de 2011

DR. ANTONIO FERNANDES DE FREITAS (3º PREFEITO DE ITAPEVA)

O Dr . ANTONIO FERNANDES DE FREITAS , nasceu na cidade de Castro P.r . foi um grande e digno cidadão e marcãnte com fórte  dinamismo as causas de   nóssa querida cidade de ITAPEVA a época denominada FAXINA , advogado provissionado aqui em nósso municipio o Dr. ANTONIO FERNANDES DE FREITAS,  junto aos senhores grandes advogados a época de nossa ITAPEVA  e região, cidadoes como o  Dr. Levino Fernandez Ribeiro, Dr. Alvaro Pereira de Queiróz, Dr. Jacinto Buffa, Dr. Cantidio Neves Pereira ,Coronel Acacio Piedade e outros méstres e entendedores da area juridica , que  com amor e causa ao nósso municipio se dedicaram, tãnto na area juridica como na area administrativa a ajudar o impulso de esta terra sempre se prevalecer a um progresso fórte e com  dinãmismo , hómem de grande talento e de personalidade muito ativa a ideais,,  o Dr. ANTONIO FERNANDES DE FREITAS ,fez história e bagagem de profissionalismo ao seu tempo, dizia o segundo  Jornal a circular na nóssa térra Jornal este denominado  ' O SUL DE SÃO PAULO", edição do ano de 1.898 , dizia assim a matéria de tão renomado veiculo de comunicação a época propriedade do Dr. Alvaro Pereira de Queiróz e outros - " Dr. ANTONIO FERNANDES DE FREITAS, hómem de talento fórte e pratico nas lides forenses, advogado habilidoso e de rapido raciocinio - , e estava cérto em sua colocação tão inportante veiculo jornalistico a época " O Jornal O SUL DE SÃO PAULO" , que em sua matéria fez colocação com precissão a figura de tão digno advogado e hómem publico. trabalhou o Dr. ANTONIO FERNANDES DE FREITAS ao progresso e desenvolvimento da então pequena FAXINA hoje próspero municipio de ITAPEVA , qual juntamente com os senhores Fructuoso Bueno Pimentel e o irmão deste senhor Manoel Cassiano Pimentel , a filha de Manoel Cassiano Pimentel  Dona Olivia Pimentel Marques e seu esposo  Coronel Higino Marques de Oliveira Primo,,Sinharinha Pimentel e outros foram os fundadores do primeiro Centro Espirita da cidade de ITAPEVA denominado a época de Centro Espirita Progresso e Caridade , este Centro Espirita foi fundado no dia 25 de maio de 1.890, só anos mais tarde após a fundação deste primeiro Centro Espirita em nosso municipio que se fundou o Centro Espirita Allan Kardeck,
             Com dinãmismo as causas de nósso progresso no ano de 1.893 é escolhido por unanimidade por todos pares da então Camara Municipal de FAXINA , é o Dr. ANTONIO FERNANDES DE FREITAS como o terceiro Prefeito Municipal de nóssa cidade ,foi o terceiro alcaide a dirigir nóssos destinos desde se criar a figura de prefeitos municipais nos municipios,antes disto o municipio éra administrado pelos vereadores de sua camara municipal, fato este ocorrido após a proclamação da Republica realizada pelo marechal Deodoro da Fonseca no dia 15\11\1.889 ,após isto  na época os Prefeitos Municipais tambem chamados de Intendentes éra escolhidos pelos Vereadores dentre um deles, hómem de grande carater e personalidade consequiu o Dr. ANTONIO FERNANDEZ DE FREITAS , unir em torno de sua pessoa todas correntes politicas e sociedade da época em torno de seu nóme, chegou ainda a ser como marca de hómem publico em nósso municipio Vereador e Presidente da Camara Municipal de nóoso municipio , administrou como prefeito de nóssa ITAPEVA do ano de 1.893 ao ano de 1,894 , e foi como hómem publico nestes cargos que exerceu com muito empenho Vereador, Presidente da Camara Municipal e 3º prefeito municipal a se registrar como Prefeito Municipal de nóssa cidade, que o Dr. ANTONIO FERNANDES DE FREITAS junto a outros cidadoes trabalhou com empenho para a criação do hoje municipio de Itararé, então distrito pertencente ao hoje municipio de ITAPEVA , chamava -se a época de distrito de São Pedro de Itararé, e depois de muitas lutas do Dr. ANTONIO FERNANDES DE FREITAS e outros no dia 07 de Setembro de 1.901 se concretiza este objetivo de tão nóbre causa.
             O Dr . ANTONIO FERNANDES DE FREITAS faleceu por vólta de 1.925 , e a este marcante grande cidadao , advogado , vereador , presidente de nóssa camara municipal e  3º governãnte registrado como Prefeito de nossa querida cidade de  ITAPEVA , não poderia atraves destas linhas  de ser lembrado e homenageado por este historiador e o Jornal Ita -News , por grandes préstimos registrados ao nosso progresso e dedicação de parte de sua vida a nóssa hoje e querida cidade de ITAPEVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário