quarta-feira, 6 de julho de 2011

NOMES DAS RUAS DE ITAPEVA



HISTÓRIA DOS NÓMES DE ALGUMAS RUAS DE ITAPEVA..
1- Hoje calçadão Dr. Pinheiro foi rua até o segundo mandato do ex; prefeito Wilmar Hailton de Mattos rua Santo Antonio até l.9l7, rua Cardoso de Almeida até l.930, rua João Pessoa até l.937 quando passa a se denominar rua Dr. Pinheiro hoje calçadão.
2- Rua Santana é a única que conservou o nome é homenagem a padroeira de Itapeva Nossa Senhora de Santana.
3- Rua Coronel Crescencio é uma homenagem ao Coronel Crescencio Ferreira De Mello que foi um grande homem da história de Itapeva era sogro do Coronel Acácio Piedade, esta rua éra chamada de rua do Comércio até o ano de l.90l, rua do Glicério até l.9l8 quando ganha o atual nome.
4- Rua dona Olívia Marques homenagem a ésta senhora que se chamava Olívia Pimentel Marques fikha do senhor Manoel Cassiano Pímentelk e foi seu esposo o Coronel Higino Marques de Oliveira ´Primo que foi prefeito de Itapeva, ambos o casal foram relevantes ao progresso de Itapeva, Dona Olívia Marques gostava de ajudar os pobres e foi uma das fundadoras da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva ésta rua se chamou rua dos Pinheiros até o ano de l.9l8 .
5- Rua Martinho Carneiro é uma justa homenagem ao Coronel Martinho Carneiro de Camargo que foi politico e grande fazendeiro em Itapeva era proprietário da fazenda barreiro então 2.600 alqueires a época no ano de l.921 o Coronel muda o nome da fazenda para fazenda Palmeiras, esta rua se denominou rua direita até o ano de l.9l8.
6- Rua Quintino Bocaiúva é uma homenagem ao grande político da história republicana do Brasil , chamou-se esta rua de rua da amargura até o ano de l.89l.
7- Rua Levino Ribeiro homenagem mais que justa ao grande cidadão de nossa história, foi político, advogado e grande orador e é responsável por grande parte de nosso desenvolvimento, esta rua foi chamada de rua da matriz até o ano de l.90l e rua l5 de novembro até l.936 até o atual nome.
8- Rua Lucas de Camargo trata – se de uma grande e merecida homenagem ao senhor Lucas Ferraz de Camargo, grande cidadão qual devemos parte de nosso progresso, foi prefeito, comerciante e um dos baluartes de nossa hoje santa casa de misericórdia se chamou ésta rua de rua das flores até o ano de l.89l, rua Olavo Egydio até o ano de l.9l2, rua Siqueira Campos até o ano de l.94l quando ganhou o atual nome.
9- Rua Pires Fleuri trata –se de uma grande homenagem ao Dr. José Pires Fleuri que foi por mais de 20 anos Juiz de direito de Itapeva e muito marcante este magistrado em nossa história, ésta rua se chamou de rua 07 de setembro até o ano de l.9l9 quando estão ganhou o atual nome.
10- Rua Ernesto de Camargo justa homenagem a outro homem marcante a nossa história, foi prefeito de Itapeva e foi sua esposa a dona Ana cândida Soares grande professora qual chamavam de Nicóta Soares e tem uma escola em seu nome no jardim Belvedére em Itapeva, ésta rua se chamou de rua do frade até l.9l2, rua Carlos Gomes até l.9l7, rua Cerqueira César até o ano de l.936 quando ganhou o nome atual
11- Rua Coronel Queiroz, grande homenagem ao Coronel Antonio Alves Pereira De Quiróz, imigrante Português aqui chegou e também foi marcante ao nosso progresso, foi comerciante com armazém, serraria no bairro das pedras, vereador e um dos fundadores do Gabinete de Leitura Itapevense hoje Itapeva Clube e também foi um dos grandes homens da história de nossa santa casa de misericórdia, seu filho o Dr. Álvaro Pereira de Queiroz foi prefeito de Itapeva, depois também foi prefeito de nosso município seu genro o senhor farmacêutico Joaquim Marques da Silva o Quinco Marques que era pai de outro grande homem de nosso progresso o senhor Cícero Marques que foi prefeito de Itapeva de l.948 a l.95l e Vice-Prefeito de Itapeva de l.969 a l.972 junto ao Dr. Jorge Assunpção Shimidt o Shimitão, ésta rua se chamou rua dos Alfredos até o ano de l.9l2.
12- Rua Rivadavia Marques Junior homenagem ao professor que se chamava de Rivinha filho que era do senhor Rivadavia Marques e dona Edite Piedade Marques que era filha do Coronel Acácio Piedade, ésta rua se chamou de rua do mercado até o ano l.850, rua Ipiranga até o ano de l.890 , RUA Coronel Almeida até o ano de l.894, rua Conselheiro João Alfredo até l.97l e RUA Jorge Tibiriçá até l.975 quando ganhou o atual nome.
13- Avenida Coronel Acácio Piedade grande homenagem ao baluarte e grande líder político de nossa Itapeva e região ésta via se chamava rua das Tropas até o ano de l.936 se denominava rua das Tropas porque era o caminho que os tropeiros passavam para se deslocar a famosa feira de animais em sorocaba e nesta avenida o Coronel Acácio Piedade a segunda escola de Itapeva que em vossa homenagem também leva o seu nome..
14- Rua Carlos de Campos grande homenagem a este estadista republicano que foi marcante ao Brasil e o Estado de São Paulo , ésta rua se chamou de chafariz do Pinto até o ano de l.922 quando recebeu o atual nome.
15- Rua 09 de julho homenagem ésta a data da Revolução Constitucionalista de l.932 , ésta rua se chamou de rua do Calixto até o ano de l.930 e rua 24 de Outubro até o ano de l.933 quando recebeu o atual nome.
16- Rua Floriano Peixoto grande homenagem ao estadista que em l5\ll\l.889 quando ocorreu a proclamação da republica com o Marechal Deodoro da Fonseca o Marechal Floriano Peixoto foi seu vice – presidente assumindo também mais tarde a Presidência da Republica do Brasil; ésta via chamava rua do mata fome até o ano de l.9l8 até ter o nome atual.
17- Rua Coronel Higino Marques grande homenagem a este cidadão que foi comerciante, vereador e prefeito municipal de Itapeva foi esposo de dona Olívia Pimentel Marques que foi uma grande mulher na sociedade Itapevense a época, chamnou –se ésta via de rua do Taquari até o ano de l.927 quando ganhou o atual nome.
18- Rua l3 de maio homenagem ésta a data da libertação dos escravos realizada pela Princesa Isabel no dia l3\05\l.888 se chamava ésta via de caminho do caminho do pilão d’agua até o ano de l.9l8, quando recebeu o atual nome.
19- Praça Furquim Pedroso e da Bandeira se chamava rua do lageado ãntiigamente a homenagem é para o fundador de Itapeva nomeado em 20\09\l.769 em vila velha no bairro das brotas hoje município de Taquarivai e mudado a atual localidade no dia l9\09\l.785 e a outra homenagem é a nossa bandeira nacional.
20- Praça Joaquim Marques Da Silva homenagem ao Quinco Marques que foi farmacêutico, Prefeito de Itapeva e grande cidadão ao desenvolvimento de Itapeva era pai do Cícero Marques que também foi prefeito de Itapeva, quem deu ésta homenagem a ele foi o ex. prefeito de Itapeva Dr. Jorge Assunpção Shimidt o Shimitão em 20\09\l.972 se chamava se ãntigamente ésta localidade de caminho da biquinha. .
21- Praça Anchieta ãntigamente ainda não existia praça se chamava ésta localidade de largo da matriz, era sómente um campo onde se realizava as tradicionais festas religiosas de Itapeva como a da padroeira de Santana e outras a época, construída a Praça passou a se chamar Praça Coronel Elisiario Ramos de Camargo que éra político e fazendeiro em Itapeva , foi proprietário da Fazenda Faxinal, Fazenda Pirituba e Fazenda Pilão D´agua, era genro do Coronel Martinho Carneiro De Camargo e anos depois foi dado o nome de Praça Anchieta em homenagem a este grande vulto de nossa história brasileira e ésta praça já passou por grandes reformas e transformação e a ultima reforma que teve foi no primeiro mandato do ex. prefeito Wilmar Hailton de Mattos que restaurou por completo esta praça querida e de gerações do povo e história de Itapeva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário