quinta-feira, 7 de julho de 2011

DR. AMÉRICO BRASILIENSE DE ALMEIDA MELO (JUIZ DE DIREITO EM ITAPEVA ÃNTIGA FAXINA A TERCEIRO GOVERNADOR DE SÃO PAULO)


O DR. AMÉRICO BRASILiENSE DE ALMEIDA MELO , nasceu na cidade de Sorocaba no dia 08\08\1.833 , e passados alguns anos em sua térra natal, compléta seus estudos na cidade de São paulo, sendo diplomado no ano de 1.855 no curso de Direito pela Faculdade de São Francisco.
         No dia 22\10\1.875 é dirigido oficio pelo governador da provincia de São Paulo a Camara Municipal de FAXINA hoje cidade de ITAPEVA, dava -se ciencia este oficio que foi nomeado o Bacharél recem formado Dr. AMÉRICO BRASILIENSE DE ALMEIDA MELO, Juiz Municipal e de Orfãos dos termos de ITAPEVA DA FAXINA , Apiai, e Capão Bonito de Paranapanema hoje municipio de Capão Bonito.
        A pósse do Dr. AMÉRICO BRASILIENSE DE  ALMEIDA MELO se deu no dia 18\07\1.858 , as 10 hs, da manha no local que servia ás sessões da Camara Municipal de ITAPEVA a época , o consistório da Igreja Matriz Catedral de Santana, na presença de grande publico e de todos vereadores a época , fez o DR. AMÉRICO BRASILIENSE DE ALMEIDA MELO o juramento de praxe sobre o Sãnto Evãngelho, se tórna o DR. AMÉRICO BRASILIENSE DE ALMEIDA MELO um dos primeiros Juiz de Direito de  nóssa ITAPEVA.
       Como jóvem Juiz de Direito éra de se admirar , como se preocupava DR. AMÉRICO BRASILIENSE DE ALMEIDA MELO, com nossos melhoramentos e os problemas sociais que ja nos afligia a época,, como Juiz de Direito chama ele a atenção da Camara Municipal de nósso municipio , oficio datado no dia 13\10\1.858 pedia ele ajuda aos senhores vereadores a época comunicando que no Bairro de Cima estava havendo um grande surto de Variola e que como Juiz se sentia na obrigação de alerta-los a grave problema.
      No dia 19\09\1.859 o DR. AMÉRICO BRASILIENSE ALMEIDA MELO , fazia juramento no cargo de delegado de policia da pequena ITAPEVA DA FAXINA a época, e depois de grandes serviços prestados ao nósso municipio, no dia 01\01\1.865 é transferido para o municipuo de Pindamonhangaba S.P , térra natal do atual Governador de São Paulo Dr. Geraldo Alckmin.
     Exerce em Pidamonhanbaca por uns anos o cargo de Juiz de Direito, após ingressa no Partido Republicano,após elege -se Deputado Provincial por varias vezes e anos mais tarde é nomeado Governador do Estado da Paraiba, permanecendo no cargo de 04\11\1.866 a 31\10\1.867, e neste mesmo ano assume em plena ascensão uma cadeira na Assembléia Geral hoje cargo de Deputado Federal.
     Devido a capacidade e mérito , no dia 10\03\1.868 é nomeado o DR. AMÉRICO BRASILIENSE DE ALMEIDA MELO Governador do Estado do Rio de Janeiro, anos depois funda junto a outros a Lója América qie tinha como base os principios Maçonicos, começa a lutar junto a muitos pelos ideais Abolicionista., e Republicanos.
     Do ano de 1.888 em diãnte passa a lecionar na Faculdade de São Francisco, no dia 15\11\1.889 , é proclamada a Republica e o Marechal Deodóro da Fonseca se tórna o primeiro presidente Republicano do Brasil, e no seu mandato nomeia o DR. AMÉRICO BRASILIENSE DE ALMEIDA MELO terceiro Governador de São Paulo, disse então o primeiro presidente Repiblicano do Brasil Marechal Deodóro da Fonseca na pósse de seu grande amigo DR. AMÉRICO BRASILIENSE DE ALMEIDA MELO no cargo de Governador de São Paulo - Sós o mais idoneo para desempenhar a dificil e milindrósa tarefa de construir a Pátria Paulistana em bases largas e firmes.
     Como Governador de São Paulo o DR. AMÉRICO BRASILIENSE DE AMÉRICO MELO , participou da elaboração da nóva Constituição do BRASIL, AINDA COMO governador foi o criador da Escóla Paulista de Medicina de São Paulo e do primeiro serviço Sanitario de nósso estado.
    A pedido do Coronel Crescencio Ferreira de Melo que éra sogro do Coronel Acacio Piedade, no dia 25\04\1.891 o DR. AMÉRICO BRASILIENSE DE ALMEIDA MELO assina decréto de criação do hoje municipio de Itabera, até então distrito de Lavrinhas pertencente a cidade de ITAPEVA , e no dia 09\05\1.891 como Governador de São Paulo autoriza a elevação do então distrito de Vila de Rio Novo para municipio passando -se a então se chamar Avaré.
    Mais tarde após largar o cargo de Governador de São Paulo , o DR. AMÉRICO BRASILIENSE DE ALMEIDA MELO é convidado a ser Ministro da Fazenda cargo que rejeitou, foi ainda criador de varios jornais e livros, suas óbras versavam sobre assuntos juridicos ,politicos e históricos , dentre elas : " Os Programas e os Partidos e o Segundo Império, " Elogio aos Paulistas, " Exposição de História Patria e " Jornal de Terentino Arsa, foi muito amigo o DR . AMÉRICO BRASILIENSE DE ALMEIDA MELO de Rui Barbósa, Campos Salles, Castro Alves entre outros grades hómens marcãntes na história de nósso querido Brasil e Estado de São Paulo..
    O DR. AMÉRICO BRASILIENSE DE ALMEIDA MELO , faleceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 25\03\1.896 , ocasião em que exercia o cargo de Ministro do Tribunal Federal , o Rio de Janeiro a época éra séde do Governo Federal.
    Hoje o DR. AMÉRICO BRAZILIENSE DE MELO é lembrado em varias cidades Brasileiras que em sua homenagem receberam o seu nóme, outras nómes nas ruas em seus municipios, no estado de São Paulo temos o Municipio de AMÉRICO BRASILIENSE, e este cidadão que foi grande  hómem publico, poucos sabe, que foi um dos primeiros juizes de Direito da hoje nossa querida cidade de ITAPEVA , anos mais tarde se tornando Governador do Estado da Paraiba , após Governador do Estado do Rio de Janeiro e marcãnte na história Paulista como terceiro Governador de São Paulo , após 33 anos após ter sido um dos primeiros Juiz de Direito da cidade de ITAPEVA, e hoje através destas linhas este historiador e o jornal Ita - News ,faz esta  homenagem merecida a figura marcãnte do DR. AMÉRICO BRASILIENSE DE ALMEIDA MELO, que registrou -se como parte da história de nossa cidade e depois galgou os mais altos cargos de nosso querido estado de São Paulo e da Nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário