terça-feira, 12 de julho de 2011

RADIALISTA ANTONIO LERMA

O senhor ANTONIO LÉRMA nasceu na cidade de  São Paulo no dia 15 de setembro de 1.925 sendo seus pais o senhor João Lerma e Maria Andre Lerma , e de sua infância e mocidade estudou o senhor ANTONIO LÉRMA  na cidade de Sâo Paulo no colégio Dom Bosco junto a ele tambem estudaram seus irmãos Carmem Lerma , Helena , Floripes e Ricardo e se percebia no menino ANTONIO LERMA  a vocação e atração pelo jornalismo e emissora de radio e televisão ainda não existia em sua idade de menino
                          No dia 31\03\1.948 é criada na cidade de ITAPEVA a primeira emissora de radio e ântes a isto o nosso povo timha que acompanhar pelo radio a programação transmitida da radio difusora da cidade de Itapetininga fundada em 11 de outubro de 1.942  que tinha em sua programação   o programa a hóra de ITAPEVA que éra transmitido das 10 hs as 10.30 min. toda manha e as noticias de ITAPEVA éra mandada pelo senhor Tom de Araujo , e o municipio de Itararé vizinho de ITAPEVA ja tinha inaugurado sua radio no dia 13 de julho de 1.941. e a nossa cidade não poderia ficar sem ter uma emissora de radio e ITAPEVENSES foram a luta para consequir o sonho de se ter ésta emissora e assim inaugurou - se a primeira imissora de radio em ITAPEVA no dia 31 de março de 1.948 e déla participaram como sócios proprietarios o Dr. Fausto de Macedo , José Helene que éra contador em nossa cidade e José Pereira de Carvalho comerciânte que éra então em ITAPEVA e depois sobre a propriedade e direção de Euxodio Xavier da Silva e mais os entâo jovens locutores Dr. Esperidiâo Lucio Martins , Felipe Marinho , Tércio de Moura e Saulo de Almeida assim foi o inicio da radio clube de ITAPEVA.
                          Funcionou por anos a radio após sua fundação ali na rua Floriano Peixoto e sempre com a ajuda do saudoso padre Benjamin de Souza Gomes que no dia 15\10\1.960 comunica a população de ITAPEVA que o senhor Antonio Vieira da Costa estava a partir desta data transferindo a propriedade da radio clube de ITAPEVA ao senhor ANTONIO LERMA que consequiu colocar a emissora em condiçoes de destaque na regiao sudoeste paulista e funcionou sobre a propriedade de ANTONIO LERMA por anos ali na rua Floriano Peixoto e muitos lembram da radialista katia dos Santos , Moacir Dominques e outros com a programação a hóra do recado e muitos lembram do senhor Carlino Rodriques Jardim o Jardinzinho com o programa Ranchinho de Palha e tivemos ainda como locutores a época Gilmar Silvano , Joelmir e os programas que marcaram época como onde cânta o sabia , lembrei - me de voce , viajando pelo sertâo etc.....
                         O senhor ANTONIO LERMA chegou a ser tambem combatente da segunda guerra mundial e vereador em ITAPEVA  amigo que éra muito de Kincas Mattos , Cicero Marques , Dr. Jorge Assunpção Shimidt (Shimitâo ) , Roberto Gemignani e outros politicoa a época.
                          O senhor ANTONIO LERMA foi casado com a senhora Eloa Porto e tiveram o filho Walter Lerma e faleceu o senhor ANTONIO LERMA no dia 18\02\1.985 em uma maneira enesplicavel dentro da emissora junto a sua esposa e abalou nossa cidade a época e após seu falecimento o filho vende a emissora ao casal Paulo Silva e Terezinha de Jesua Vasconcelos ( Terezinha da Paulina ) hoje proprietarios das emissoras AM e FM de nossa cidade.

Um comentário:

  1. Onde anda essatal Kátia o nome certo e Teresa ouvi falar q já faleceu tb

    ResponderExcluir