quinta-feira, 7 de julho de 2011

DR. FERNANDO RESSE ( PRIMEIRO PREFEITO DE ITAPEVA )

Ãntigamente os municipios Brasileiros [era administrados pelas Camaras Municipais e sómente a partir do ano de 1.847 [e que podemos contar com livros de atas da Camara Municipal da então ITAPEVA DA FAXINA hoje cidade de ITAPEVA , que infórma sobre o desenvolvimento da pequena cidade e das pessoas que ajudaram  o desenvolvimento pequeno a época e fizeram através destas atas o registro da história da nóssa hoje próspera cidade de ITAPEVA, e região.
            No entãnto no periodo anterior  a este encontramos oficios e comuninicados do senhor Antonio Tavares da Silva, tabelião publico, registram estes documentos a contribuição  da então Vila ITAPEVA DA FAXINA para a contribuição do monumento do Ipiranga, isto por haver sua magestade imperial D. Pedro l  declarado no dia 07 de setembro de 1.822 o grito do Ipiranga a independencia do Brasil,e anos mais tarde s´mente após a proclamação da Republica feita por marechal Deodóro da Fonseca no dia 15 de novembro de 1.899 , noticia esta que chegou a éstas localidades 15 dias após a concretização da Proclamação da Republica, comunicando -se a todos municipios Brasileiros a época que deveriam ser extintas as Camaras Municipais e criadas as Intendencias e por decréto do Governador do Estado , no dia 26 de fevereiro de 1.890  deu -se a extinção da Camara Municipal local e no mesmo dia por convocação especial em uma reunião presidida pelo dentista DR. FERNANDO RESSE e secretariada pelo senhor Te[ofilo David Muzel é eleita a primeira Intendencia (Prefeitura Municipall ),  de nossa hoje querida cidade de ITAPEVA, e o primeiro  intendente e prefeito escolhido foi o dentista DR. FERNANDO RESSE, éra ele um cidadão de origem Portuguesa e foi um dos primeiros dentistas de nóssa ITAPEVA , seu consultória se localizava - se na então rua Cardoso de Almeida hoje Calçadão  Dr. Pinheiro e sua residencia se localizava - se na então rua do Comércio hoje rua Coronel  Crescencio.
            Ântes de ser nomeafdo o primeiro prefeito muniocipal de ITAPEVA foi o DR. FERNANDO RESE , hómem ja de grande labuta as causas de nóssa térra e nosso povo, foi vereador da Camara Municipal loical , foi presidente da Camara Municipal , hómem muito digno e de grande sabedoria administrou com amor e compustara a cidade de ITAPEVA do ano de 1.889 ao ano de 1.891 quando então foi nomeado nósso segundo prefeito municipal que recaiu sobre a figura do Fazendeiro senhor José Teixeira Pinto.
            O DR. FERNANDO RESSE foi casado com dona Virginia de Almeida Resse e tiveram os filhos Dona Leonor Resse (Lulu) que foi casada com o senhor farmaceutico  Francisco de Castro que anos mais tarde tambem foi prefeito municipal de ITAPEVA por 3 mandatos, , Fernandina Resse  que foi casada com o senhor Deodato Domingues Leite, , Maria Resse  Pedroso que foi casada com o senhor Heitor Pedroso, Emilia Resse, Carmem Resse, Jesse  Resse,, Dr Victor Resse que assim como o pai foi um grande dentista, Gumercindo Almeida Resse, Antonio Resse  e Anita Resse..
             O  DR. FERNANDO RESSE  faleceu no municipio de Itararé  no dia 23 de novembro de 1.925 cidade esta onde esta sepultado e hoje através destas linhas este historiador e o jornal Ita - News présta esta homenagem ao hómem que foi o primeiro prefeito municipal de nóssa querida cidade de ITAPEVA , eis um registro importante e digno de nóssa história., a futuras gerações

2 comentários:

  1. Junko Sato Prado e eu, Celso Prado, 'santa-cruzenses-do-rio-pardo', somos admiradores de seus trabalhos disponibilizados.
    Se possível, queríamos informações sobre o Dr. Victor de Almeida Resse, se ele foi casado com a senhora Guilhermina Brandina da Conceição, num período entre 1922 a 1927.
    — Referida senhora foi viúva de dois dos mais importantes coronéis na região, o João Baptista Botelho e Antonio Evangelista da Silva - o Tonico Lista, e consta casada com o senhor Victor de Almeida Resse, em São Paulo - 3º Matrimônio.
    Respeitosamente.

    ResponderExcluir