sexta-feira, 15 de julho de 2011

ASSIM COMEÇOU ITAPEVA

            ITAPEVA é uma cidade assim como muito se deve ao tropeirismo , saiam os tropeiros de Viamão R.G.S a feira de animais de Sorocaba feira esta de comercialização de muares e cavalares criada no dis 03\09\1.750, e no ano de 1.785 foi contrato pelo governo portugues para fazer o traçado da róta dos tropeiros o espanhol que se chamava Juan De La Cruz Cano Olmedilla este mapeamento se chamou o mapa de Olmedilla e caraterizou a rota dos tropeiros 48 pousos entre as quais tinham 22 vilas quais éra Nossa Senhora Da Ponte De Sorocaba (Sorocaba), Nossa Senhora Dos Prazeres de Itapetininga (Itapetininga), ITAPEVA DA FAXINA hoje ITAPEVA na atual localidade, Castro PR, Curitiba (PR), Lages, Vacaria, Viamão, Porto Alegre hoje capital estado do Rio Grande do Sul entre outros
           A cidade de ITAPEVA foi fundada as margens esquerda do rio Apiai -Graçu , quando no dia 10\06\1.766 Dom Luiz de Souza Botelho  Mourão (O morgado de Mateus Capitão General então Governador de São Paulo , assina um bando lido na vila de Sorocaba a toque de caixa, convocando os interessados em povoar a paragem de FAXINA , mandando que se apresentassem na localidade ao morador Antonio Furquim Pedroso, ja no dia 27\06\1.769 o ouvidor geral e corregedor da comarca de São Paulo Dr. Salvador Pereira Da Silva recebia de Dom Luiz de Souza Botelho Mourão (Morgado de Mateus) ordens e transmitida para o juiz ordinario de Sorocaba Claudio de Madureira Calheiros para se fundar a Vila da FAXINA as margens esquerda so rio Apiai Guaçu entao distrito de minas de Apiai Guaçu e termo da vila de Sorocaba.
               E no dia 20\09\1.769 funda-se na presença do juiz ordinario de Sorocaba Claudio Madureira de Calheiros de seu escrivão João Madureira de Calheiros, do porteiro Antonio Caetano, do povoador nomeado fundador ANTONIO FURQUIM PEDROSO e demais moradores a Vila de FAXINA hoje nossa querida cidade de ITAPEVA , levou o nome de FAXINA naquela localidade porque nestas paragens a época os ãntigos habitantes éram de mestiçagem da raça india, africanos,e brancos éram homens apatetados , rudes,e o nome da localidade a época que se escrevia FACHINNA -( FAXINAL ou FACHINAES ), éra uma mata nativa na localidade entâo que significava campos sujos, campos ponteados e aqui e ali naquelas localidades sumia campo a fóra esta mata nativa moitas envairadas espécie de cambui - bravo por isto teve o nome inicial da nossa hoje cidade de ITAPEVA de FAXINA.
               No dia 19\09\1.769 exatamente 16 anos depois de fundada a nossa cidade com o nome de FAXINA as margens esquerda do rio apiai -Guaçu, o Capitão General Francisco Da Cunha Menezes , autorizou por carta naquela data por solicitação dos moradores a mudança da vila a atual localidade passando a mesma a se chamar ITAPEVA DA FAXINA e o executor da mudança foi o sargento -mór Felipe de Campos Bicudo, no ano de 1.828 conforme referencia de August Sant" Hilare ao passar por aqui descreveu que a povoação de ITAPEVA da FAXINA não tinha mais que 25 ou 30 casas esta época , cujas casas a maioria estava em péssima conservação e formavam tres agrupamentos municipais , um lado do templo, ao lado da colina, outro ao declive da colina e o terceiro a margem do riacho.
                  Em 1.861 pela lei provincial de numero 13 do dia 28 de junho ITAPEVA da FAXINA foi elevada a categoria de cidade, foi a cultura de algodão altamente fórte a época na regiao proporcionando o primeiro contato com a industrialização com a instalação de 15 maquinas de descaroçar algodão.
                  Pela lei de numero 26 do dia 06\04\1.872 ITAPEVA da FAXINA é elevada a categoria de comarca ãntes pertencia as comarcas de Itu, Itapetininga,Borucatu e novamente Itapetininga, a instalação da comarca conforme consta no protocologo numero 1 do cartorio de registro de imoveis foi presidida pelo então juiz de direito de Itapetininga Dr.Veiga Cabral.
                  Em fins de 1.890 começamos a receber imigrantes Italianos, Portugueses,Alemães etc...em 03\05\1.885 é inaugurada pelo Coronel Antonio Alves Pereira de Queiroz e outros o Gabinete de leitura  itapevense hoje Itapeva  clube,.energia eletrica não tinhamos eram 106 lampioes instalados pela cidade onde o tenentePorfirio José de Almeida recebia pela camara municipal por estes serviços acendia os lampeos as 19 hs noite e apagava todas 6.00 hs manha, somente no dia 24\12\1.904 no bairro do taquari localidade hoje junto as hoje empresas Lafarge\Maringa se inaugurou este emprrendimento em propriedade do Coronel João Carlos De Toledo Ribas ele e outros sócios como João Ferrari, Manoel Cassiano Pimentel , Padre Gioia,Acacio Piedade e outros o primeiro prédio a receber este melhoramento foi a igreja matriz catedral de Santana as 20 hs , deste dia.
                     A agua foi o senhor José De Oliveira Junior (Zé Portugues |Zé Canudo) que junto aos filhos no ano de 1.900 fez a promeira canalização em propriedade co Coronel Crescencio Ferreira de Mello (localidade estrada Ribeirao Branco) trouxe este melhoramento a ITAPEVA a primeira torneiro se abriu ali na hoje Praça Esperidião Lucio Martins e o primeiro predio a receber este melhoramento foi a terceira cadeia de ITAPEVA hoje batalhao ali na hoje avenida Coronel Acacio Piedade., em 01\04\1.909 é inaurada na estação de vila Isabel com a presença do então Presidente da Republica Dr. Augusto AFONSO penna e o então governador de São Paulo Dr. Alburquerque Lins a Estrada de Ferro Sorocabana embora hoje desativada muito ajudou nosso progresso.
                    A primeira escola foi inaugurada em 05\09\1.900 o colegio FAXINENSE é aquele predio onde hoje se localiza a escola Dom silvio Maria Dario.
                    O ciclo do algodão se prolongou até l.930 entrando a época dos minerios , caeiras de barranco tivemos muitas até a vinda da companhia São Mateus do saudoso Alfredo Moreira de Souza e Fabio Bey hoje é a Cal itau da familia do Dr. Antonio Ermirio De Moraes, e a indistria de Cimento Portlant Maringa da familia  Gastão Vidigal em 1,950;.
                     Em 30\11\1.938 graças ao empenho de Fortunato de Camargo Junior (Sinho de Camargo) e do médico Dr. Estelita Ribas depois de uma grande campanha ao objetivo conforme decreto de numero 9.722  ITAPEVA da FAXINA passa a se chamar definitivamente ITAPEVA.
                     Temos hoje area edicacional óitima escolas de primeiro e segundo grau , duas faculdades Unest e Fait consequidas no governo do ex: prefeito Wilmar Hailton De Mattos, rede hospitalar temos a Santa Casa de Misericordia de ITAPEVA fundada no dia 12\10\1.917 nesta localidade e hoje presta serviços a nossa cidade e regiao.
                      A nossa Camara Municipal é composta por 10 vereadores e nosso atual prefeito é o Dr. LUIZ antonio Hussne Cavani, ITAPEVA é um minucipio hospitaleiro , séde de regiao continua em franco crescimento e progresso e dia 20\09\2.010 ao completar 241 anos de fundação é de se galgar com orgulho todos ITAPEVENSES de morar neste querido e abençoado chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário