sexta-feira, 8 de julho de 2011

DR. RICARDO WHATELY

O Dr. RICARDO WHATELY foi destes cidadoes marcantes a historia e progresso de nossa ITAPEVA , nasceu na cidade de São Paulo Mario Whately e de dona Lise Whately e foram seus irmãos Deise Whately, Beatriz Whately e Guilherme Whately.
           Chegou em nossa cidade para ser responsavel como engenheiro as montagens  da companhia de Cimento Porlhant Maringaque foi inaugurada no dia 25 de novembro de 1.954 as 15 hs. da tarde quando inaugurada e tirada as primeiras sacarias de cimento falou no ato inaugural o padre Bnjamin de Souza Gomes inautecendo a figura do senhor Gastão Mesquita um dos proprietarios da Companhia de melhoramentos do Parana que inaugurava a fabrica Companhia de Cimento Portlhant Maringa em ITAPEVA, em sequida usou da palavra o senhor Flavio Guimarães Oliva que seria chefe geral de vendas da fabrica inaugurada em nosso municipio e em sequida falou no ato inaugural o senhor Dr. Francisco Moraes de Barros acionista da Companhia de Melhoramentos do Parana inauteceu a vinda da empresa , congratulou com todos funcionarios que ajudaram a construir a empresa e teve dedicação especial no seu discurso seu agradecimento ao DR. RICARDO WHATELY que foi um dos baluartes a construção da empresa instalou os fornos adquirido da empresa F.,l Esmith da dinamarca , estavam presentes no ato inauguração o casal Dr. Nivaldo Ferreira Gandra e sua esposa dona Mafalda Gandra.
          No dia 17 de julho de 1.955 inaugura em ITAPEVA outra empresa que seria de grande ajuda ao nosso progresso e desenvolvimento a empresa COBRAZI ( Companhia Brasileira de Zinco) da familia Pignatari e teve esta empresa tambem toda sua construção ocorrida pelo DR. RICARDO WARELY, ocasiao esta que ewstava este grande cidadão a nossa historia ja muito querido pelo povo ITAPEVENSE , de grande carisma começa a fazer parte da politica local é umdos membros do então partido politico P.S.T que tinha entre outros lideres o Dr. Jorge Assunpção Shimidt (Shimitão), Dr. Walter Santana Menk, Ismael Alves de Mattos, Laudelino A. Fogaça, , Sutner Lima Saldanha, Roberto Gemignani, Julio Holtz, Ademar de Almeida Vasconcelos, Alberto Vilhena e joao Ribeiro Miranda.
         No dia 18 de agosto de 1.953 o DR. RICARDO WHATELY assume como presidente do Aéro Clube de ITAPEVA, tendo como vice - presidente o senhor Cicero Marques, primeiro secretario o padre Benjamin de Souza  Gomes, segundo secretario o senhor Orestes Gonzaga, primeiro tesoureiro o senhor Antonio Queiroz, segundo tesoureiro Alberto Rossi, Diretor técnico senhor Roberto Butzer e diretor social o senhor Tito Livio Cerione.
          Anos mais tarde devido a sua imensa capacidade profissional o DR. RICARDO WHATELY é convidado pelo então prefeito da cidade de São Paulo Dr. Ademar Pereira de Barros a assumir o cargo de presidente geral da C.M.T.C (Companhia Municipal deTransportes Coletivos ), empresa esta de onibus da capital Paulista .
          O DR. RICARDO WHATELY foi casado com a senhora Dona Vera Junqueira Lobato e da uniao tiveram os filhos Mario Whately, Ana Luiza e Paulo Whately de futuro profissional em progresso para voos mais altos na carreira profissional , querido e muito quisto pelo Dr. Ademar Pewreira de Barros em ascenção politica forte no estado de São Paulo e no Brasil, quando o inesperado acontece no dia 1 de fevereiro de 1.958  ITAPEVA recebia a triste noticia falecia em acidente aéreo na serra do mar o DR. RICARDO WHATELY, e após seu passamento as autoridades ITAPEVENSES a época merecidamente colocaram seu nome em uma das ruas do centro de ITAPEVA ,
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário