terça-feira, 5 de julho de 2011

O PRIMEIRO AUTOMÓVEL DE ITAPEVA POR VICTÓRIO FERRARIS


                         O primeiro automóvel no mundo foi invento do senhor Joseph Cugnót, fato este ocorrido no ano de l.769 mesmo ano de fundação da então FAXINA hoje ITAPEVA em vila velha no bairro das brotas hoje município de Taquarivai em 20\09\l.769; e o automóvel invento do gênio Joseph Cugnót  corria a uma velocidade de 05 km. Por hora e possuía apenas 3 rodas, e no Brasil especificamente na pequena FAXINA  a nossa hoje ITAPEVA vivíamos a época do lombo de burro e carro de bois e os tropeiros saiam do hoje município de Viamão distante 20 km. da hoje Porto Alegre capital do estado do Rio Grande do Sul e percorria 22 municípios incluindo dentre estes a nossa hoje ITAPEVA para se chegar a feira de animais de Sorocaba, tempos difíceis e sem condições fáceis de locomoção e sempre encontravam grandes entraves em seus traçados e a condução era só animal, para se ter uma idéia foi somente no ano de 1.843 que começou a circular na cidade de São Paulo os carroções para limpeza urbana, para no ano de 1.858 ser inaugurada na cidade do Rio de Janeiro a estrada de ferro Dom Pedro II  e no ano de 1.862 começa no Brasil a primeira linha telegráfica para no ano de 1.865 começar a se ver nas principais cidades Brasileiras principalmente São Paulo e Rio de Janeiro as primeiras carruagens de aluguel e a primeira linha telefônica em nosso pais é inaugurada no ano de 1.877 no Rio de Janeiro tendo a então C.T.B ( Companhia Telefônica Brasileira ) a primeira operadora de telefonia no Brasil e seu inicio se deu no ano de 1.88l, para no ano de 1.886 surgir no Estado de São Paulo a empresa São Paulo Railwai companhia esta que iria inaugurar a Estrada de ferro Jundiaí ao porto de Santos e finalmente no ano de 1.89l o pai da aviação Brasileira Alberto Santos Dumont traz ao Brasil um automóvel da marca Peugeot e este seria o primeiro automóvel a entrar em nosso pais via porto de Santos, tinha então a cidade de São Paulo a época l30 mil habitantes qual 7l eram estrangeiras e no ano de l.892 era inaugurada na cidade do Rio de Janeiro a primeira linha de bondes elétricos e no dia l5\11\1.889 depois de anos de o Brasil estar cansado do regime da monarquia é proclamada por marechal Deodoro da Fonseca e seu vice Floriano Peixoto a proclamação da Republica noticia esta que só chegou a nossa então Itapeva da Faxina l5 dias depois a cavalo, nesta época tínhamos uma fabrica de carroções que era do senhor Paschoal Cuenem e localizava – se esta fabrica de carroções na então rua das Tropas hoje Avenida Coronel Acacio Piedade e então tínhamos em ordem:
                                                  CARROS DE PRAÇA
                                                  
                                                  Proprietários Camilo Marcelino de Abreu, Sebastião Ferreira Filho, José Gomes, Thomaz Orcelino, Aparício de Almeida, José Loureiro de Mello e Elisiario de Oliveira Sobrinho.

                                                   CARROS DE FRÉTE  ( Primeira categoria)

                                                    Proprietários Salvador Rodrigues Garcia, Vicente Domingues de Oliveira, Antonio Elias Menge, Joaquiim Domingues de Oliveira, Malachias Pinheiro, Messias de Paula Lima e José de Oliveira Junioi o Zé Canudo.

                                                    CARROS DE FRÉTE ( segunda categoria)

                                                     Proprietários Antonio de Oliveira Santos, Antonio Ferraz de Oliveira, Gradulpho Bathagliani, Joaquim Luiz de Oliveira, José ‘Javalliér, Ernesto Mendes Garcia,Antero Catarina dos Santos, José de Oliveira Junior o Zé canudo, João Mauricio Gomes, Joaquim Ernésto dos Santos, Joaquim Felipe Marques, José Pedro, José de Oliveira Mendes, Abias de Oliveira, Vicente Pereira de Oliveira e Odorico Pereira da Costa.
                                                    PASTOS DE ALUGUEL

                                                    Foram proprietários Francisco Ferreira de Oliveira, José Vieira dos Santos, Miguel Moises Ferreira, Paschooal Valério e Salvador Rodrigues Gárcia.
                          Conforme o jornal O TEMPO de Atila Martins Bonilha jornal este de registros de muitos acontecimentos de nossa ITAPEVA e região noticiava este jornal em sua edição de numero 455 do dia 11\09\1.9l0 que nossa pequena FAXINA iria ser visitada por iminentes homens públicos então dominantes da política Paulista, contava que dentre estes estavam Dr. Fernando Prestes de Alburquerque, Dr. OlavoEgidyo, Dr. 
Washington Luiz de Oliveira e outros e diziam que viriam de automóvel e então as ruas de terras de nossa FAXINA foram varridas e as estradas de nossa pequena cidade consertadas de enormes valas, emfim o povo Faxinense iria conhecer o automóvel e ouvir o fom....fom das buzinas, mais a noticia éra falsa e houve então uma grande decepção, pois como iriam vir de automóveis estes importantes homens públicos do Estado a época e percorrer estradas abandonadas.
                             Existia então em nossa ITAPEVA a época um cidadão que se chamava VICTÓRIO FERRARIS e embora também de origem Italiana não tinha nenhum parentesco com a atual família Ferrari que também muito contribuiu e continua contribuindo ao progresso de nosso município, e acredita –se que VICTÓRIO FERRARIS  foi esta família da origem Italiana uma das primeiras a chegar a então FAXINA , seu pai o senhor Antonio Ferraris faleceu em nossa cidade já em idade avançada no dia 07\03\1.893 e sua mãe dona Thereza Ferraris também em idade avançada faleceu em nosso município no dia 24\01\1.901 e foi irmão do senhor VICTÓRIO FERRARIS o senhor Euzébio Ferraris que deixou descendência no hoje município de Itapetininga, foi em nossa cidade o senhor VICTÓRIO FERRARIS um homem muito empreendedor a época de FAXINA e a ele muito devemos vivíamos de empório de secos e molhados, pequena pecuária e pequena agricultura onde então poucas famílias era proprietária de imensidão de terras e assim nosso progresso ficava em mãos de poucos amarrado e não se desenvolvia quando este senhor muito laborioso é o primeiro iniciador de industrias em nossa cidade aqui construiu a época fabrica de gelos, foi forte comprador de algodão e era dono da então torrefação de café fidalgo que se localizava –se na então rua Jorge Tibiriçá hoje rua Rivadavia Marques Junior e tinha ainda ele a CASA VICTÓRIO FERRARIS que se localizava –se na então praça Coronel Elisiario Ramos de Camargo hoje Praça Anchieta e este comércio era uma grande confeitaria e tinha ótimo sortimento, pois este homem que foi um baluarte ao progresso e engrandecimento de nossa hoje ITAPEVA que circulou no ano de 1.9l2 com o primeiro automóvel de nossa cidade, e o povo ficou em curiosidade e alegria, todos querendo pegar no veiculo que era uma novidade e um prenuncio de avanço e progresso para o nosso município  que se engatinhava.
                                  VICTÓRIO FERRARIS  foi casado com dona Antónia Brisóla Ferraris que éra filha do senhor Ignácio Bernardino de Souza e de dona Placedina Uberlina de Souza e teve a esposa de VICTÓRIO FERRARIS como irmãos o vereador e grande homem publico de nossa  cidade  o senhor Adil Bernardino de Souza, Maria  Eugenia de Almeida que foi casada com o comerciante e também vereador Francisco Lucas de Almeida ( Chico Lucas ),  e outro irmão de dona Antonia Brisóla Ferraris  foi o senhor Bento Bernardino de Souza ( O NHO BENTUCA ) que nos anos de 1.930 em todo dia 24 de junho dia de São João comemorava – se em sua chácara nos altos de Santana hoje vila Santana a sua tradicional e famosa festas de São João e na época o povo ia as ´festas a cavalo, a pé e se tornou tradicional estas festas ao nosso município e por isto hoje a FESTA DE NHO BENTUCA homenagem ao senhor Bento Bernardino de Souza.
                                     A esposa Do senhor VICTÓRIO FERRARIS  dona Antonia Brisola Ferraris faleceu as 18 hs. do dia 30\09\l.921 aos 46 anos de idade e VICTÓRIO FERRARIS  faleceu no dia 12\04\l.925 aos 56 anos de idade e foram seus filhos Adão, Thereza; Francisca, Maria Catarina, Maria, Durval e Antonio e após o falecimento do pai os filhos venderam os negócios da família em Itapeva e provavelmente existam descendência da família do senhor Victorio ferraris NA CIDADE DE São Paulo.
                                     Durante o mês de janeiro de 1.930 a nossa ITAPEVA então FAXINA tinha licenciado34 veículos sendo 18 automóveis e l4 caminhões sendo variadas marcas na maioria Ford e Chevrolet ( passageiros e cargas ).
                                      A primeira mulher a ter habitação em Itapeva nos anos 30 foi dona Oscarlina de Castro e a primeira agencia de caminhão de porte quem trouxe para Itapeva foi o senhor Mario Gemignani pai do hoje empresário Ralph Gemignani na hoje rua Rui Barbosa onde é hoje a farmácia Drogaby eram os caminhões Internacional.

Um comentário:

  1. Sou um dos bisnetos do Vitório , neto do seu filho mais novo ( Antônio ) , a família esta em São Paulo ainda , todos os filhos dele já faleceram , e alguns de seus netos também , mas ainda são vivos 7 netos , e muitos bisnetos e tataranetos
    Marcos Ferraris

    ResponderExcluir