quinta-feira, 7 de julho de 2011

QUINTO CAVANI


O senhor QUINTO CAVANI nasceu na cidade de Lucca (Italia), no dia 17\10\1.889 sendo filho do senhor José Cavani e dona Assunpta Cavani, sendo seus irmãos o senhor João Cavani e Nelo Cavani.
            Ainda em idade bem jóvem o senhor QUINTO CAVANI com familiares  vem ao Brasil e escolhem a entâo ITAPEVA DA FAXINA hoje cidade de ITAPEVA para a labuta da vida, ai começa a origem da familia CAVANI tão hoje tradicional em nosso municipio, cidadão dinãmico, e muito atuante em seus afazeres, colabóra o senhor QUINTO CAVANI em construções de entidades marcãntes de nossa ITAPEVA , QUINTO CAVANI e seu irmão senhor João Cavani éram carpinteiros e marceneiros com grande profissionalismo e assim fazem parte da construção do Grupo Escolar Coronel Acacio Piedade inaugurado no dia 15\12\1.913 na então rua das trópas hoje Avenida Coronel Acacio Piedade, participa tambem  QUINTO CAVANI junto ao irmão na construção do Cine Teatro São José de propriedade de João Ferrari e Filhos inaugurado no dia 21\04\1.923 na entâo rua Cardoso de Almeida hoje calcadão Dr. Pinheiro hoje é o prédio da Zoggi,participa tambem no inicio da construção do primeiro pavilhão do Asilo São Vicente de Paula instituição ésta fundada pelo então juiz de direito de nossa cidade Euclides de Campos e outros cidadoes ITAPEVENSES a época , no dia 27\11\1.927 é assentada a primeira pedra de construção do primeiro pavilhão do asilo qual o senhor QUINTO CAVANI teve participação junto a outros.
          Mais a grande paixão na vida de QUINTO CAVANI éra a musica com empenho e amor ajudou a criar varias bandas musicais hoje de registro na história de ITAPEVA clarinetista e maéstro vivia intensamente esta paixão , foi um dos fundadores da nossa querida e tradicional banda  LIRA ITAPEVENSE orgulho de nosso povo que foi fundada no dia 20\09\1.962 ali na rua Santana , 187 residencia do saudoso professor Francisco Prado Margarido quando foi eleita a primeira diretoria sendo aclamado neste dia como presidente da LIRA ITAPEVENSE o senhor José Piricelli , vice- presidente o saudoso médico Dr. Esperidião Lucio Martins e primeiro secretario o saudoso senhor Amélio Lourenço de Oliveira, pela dedicação e presença constãnte e dedicação a vida de nossa LIRA ITAPEVENSE, éra o senhor QUINTO CAVANI chamado por muitos de pai da Lira, orgulhava ele em vida de ser ele um dos fundadores desta instituição musical tão tradicional e querida de nossa cidade  e nos ultimos anos de sua vida ja em idade avançada ao assistir as apresentações da LIRA ITAPEVENSE  lamentava o senhor QUINTO CAVANI  de não poder mais tocar,.
           Foi ainda QUINTO CAVANI comerciãnte em nossa cidade foi tradicional e próspero comerciãnte naquelas épocas sendo proprietario do então comércio denominado Padaria e Confeitaria Central que funcionou por anos na entâo Rua Dr. Pinheiro hoje Calçadão., onde gostava de tratar muito amavel seus frequeses e todos seus amigos tãnto de nóssa cidade como pessoas  da região em visita ao nosso municipio.
          O senhor QUINTO CAVANI se casou no dia 21\12\1.915 com a senhora Afonsa Mancebo que éra filha do senhor Mathias Mancebo e dona Maria de Jesus Mancebo , e tiveram os filhos Professor e ex. prefeito municipal de ITAPEVA Antonio Cavani que é pai de nosso atual prefeito municipal Dr. Luiz Antonio Hussne Cavani , José Cavani que foi por anos tradicional comerciãnte em nossa cidade no rãmo de papelaria, Nelson Cavani, Mathias Cavani , Alceu Cavani e a filha de criação Zuzana,
          O senhor QUINTO CAVANI faleceu na cidade de Sorocaba no dia 03\06\1.990 com 100 anos e sete meses de vida , e por tudo realizou a nossa querida cidade de ITAPEVA tem seu nóme gravado em homenagem no Parque Industrial e hoje este escriba e o jornal Ita - News vem atraves destas linhas prestar lhe tambem em merecimento esta homenagem.

3 comentários:

  1. Olá, me chamo Cristine, sou bisneta de João Cavani, citado no texto acima, tenho muito orgulho de ser uma Cavani, e gostaria de dizer que muito nos honra essa homenagem feita por vocês aos nossos antepassados tão amados! Queria aproveitar para fazer uma pequena correção, a mãe de João, Quinto e Nelo se chamava Anunciata e não Assumpta, Assumpta era o nome de minha bisavó, esposa de meu bisavô João Cavani! Parabéns por esse blog que resgata e partilha um pouco não só da nossa história, mas da história de Itapeva e de muitas outras! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá..sou neto do Manoel Martins Mancebo..primo do Quinto cavane e afonsa mancebo...história interessante dos meus antepassado que ajudou a construir Itapeva...

      Excluir