quinta-feira, 28 de julho de 2011

KINCAS MATTOS UMA HISTÓRIA DE VIDA DEDICADA A ITAPEVA E REGIÃO


























O senhor JOAQUIM DE MATTOS SALLES conhecido pela sociedade de ITAPEVA e região por KINCAS MATTOS , nasceu no municipio de Itabera no dia 24\08\1.934, no Bairro dos Aquinos (Cafezal), sendo seus pais o senhor Salvador de Mattos Salles ( Nho Bem) e Isabél da Silva Mattos  ( Béca) , sendo seus irmãos Geni de Mattos e os saudosos Leinor de Mattos Melo e Jãnquito.
             Na mesma localidade em que nasceu KINCAS MATTOS começa a estudar, fazendo o primeiro ano escolar, após muda -se para o municipio de Itararé S.P, onde continua  parte dos estudos no Grupo Escolar Tome Teixeira naquela localidade, teve uma vida de trabalho e com apenas 8 anos de idade e ainda estudando ajuda seu pai no engarrafamento de leite , na lida com o gado, na fabricação de tijólos e telhas e outros serviços como na labuta com a lavoura.
            De vólta a localidade onde nasceu Bairro dos Aquinos (Cafezal) , e trabalhando na térra vai após morar na cidade de Itararé onde aprende a profissão de mecãnico na oficina do senhor Leoncio Pimentel que éra um grande empresario a época tanto em ITAPEVA como na região toda.
            KINCAS MATTOS muda -se para a cidade de ITAPEVA aos 16 anos de idade e vai trabalhar por influencia e incentivo de seu tio Pacifico de Mattos , na agencia Chevrolet de propriedade do saudoso Roberto Gemignani , quando completa 18 anos de idade vai trabalhar na Companhia Hidrelétrica Paranapanema , então responsavel pela energia elétrica na cidade de ITAPEVA na empresa trabalha como eletrecista e mecãnico de manutenção de usinas.
            Ainda jóvem , aos 20 anos de idade KINCAS MATTOS , ingressa para trabalhar na Laminação Nacional de Metais , em ITAPEVA , posteriormente esta empresa vem a ser a ' Cobrazi".
            Ingressa mais tarde para ser funcionario publico Federal , onde chega jóvem a ITAPEVA o engenheiro Dr. Jorge Assunpção Shimidt como chefe da 4º Patrulha Mecãnizada de ITAPEVA, KINCAS MATTOS , permanece neste serviço por mais de 20 anosdo Ministério  , prestando junto a outros funcionarios  assistencia aos agricultores de ITAPEVA e toda região Sudoeste do Estado de São Paulo,  depois teve varias lidas e lutas em sua vida , foi proprietario de Recauchatagem de pneus, empresa de onibus a primeira criada no ano de 1.973 na cidade de Itaporanga, posto de gasolina , serraria em sociedade com Chiaki Kakuda na cidade de Ribeirão Branco, administrador de reflorestamento na cidade de Avaré e cidade de Sacramento (M.G ), traz a ITAPEVA o primeiro Sindicato de Condutores Autonomo de Veiculos Pesadois, e atua no ramo de transportes ( JOMASA) e serraria, e e da familia o Centro de Eventos Jubileu localizado na Rodovia Francisco Alves Negrão em frente da Estãncia Pacifico de Mattos.
          Atuaou tambem como cursilhista participando e orientando casais em encontros regionais promovidos pela Igreja Católica aqui em ITAPEVA e na cidade de Itaporanga.
          Na vida publica KINCAS MATTOS iniciou sua carreira politica no ano de 1.963 onde foi eleito vereador pela primeira vez , ao lado de seu saudoso compadre e amigo ex, prefeito municipal de ITAPEVA  Dr. Jorge Assunpção Shimidt ( Shimitâo ) , NO ANO DE 1.968  pela sua garra de dinãmismo e coragem se tórna o vereador mais votado de ITAPEVA com 793 vótos e foi reeleito duas vezes mais pera defender com garra e dedicação nóssa querida ITAPEVA , com lealdade sempre ao lado politico do saudoso Shimitão.
           Em 1.996 foi o pilar para a eleição para prefeito municipal de ITAPEVA seu filho Wilmar Hailton de Mattos que no ano 2.000 foi reeleito fazendo assim como o Dr. Jorge Assunpção Shimidt ( Shimitão) , um governo que avançou o progresso em toda area, mesma ocasião em que KINCAS MATTOS , no ano de 1.998 se candidata a Deputado Federal pelo P.S.B assumindo a primeira suplencia , assumindo o cargo no lugar da ex. prefeita de São Paulo Luiza Erundina que asume um ministério no governo Federal , como deputado Federal KINCAS MATTOS , conseque vérba de 1.400.0000 para solucionar o problema do Corrego do Aranha que sempre foi uma vergonha para ITAPEVA , conseque tambem as maquinas de Homodialisse , nosso povo sofria a ir a grandes centros para se tratar , muitos se lembram, ajuda a cidade de ITAPEVA em outras areas necissitada na ocasiao.
            KINCAS MATTOS é casado com a professora aposentada dona Waldice Therezinha Vasconcellos Mattos e são seus filhos Wanderlei Antonio Vasconcellos Matto, o ex. prefeito municipal de ITAPEVA Wilmar Hailton de Mattos, o historiador Wlademir Wilson de Mattos chamado de Preto Mattos, Walter Hélio de Mattos, professora Neuza Maria Mattos, Waldemar Hamilton de Mattos ( Véio), professora Maria Isabél de Mattos ( Bél) e professora Marcia Maria Mattos.
           Hoje um homem realizado em todos aspectos de sua vida se perguntarem a ele tem muito a realizar por ITAPEVA , responde sim muito e muito.AMO ESTA TERRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário