sexta-feira, 8 de julho de 2011

AUGUSTO GOLOB

O senhor Augusto Golob  éra natural de Foflach , cidade localizada na Austria onde nasceu no dia 29\07\1.894  sendo seus pais o senhor Marcos Golob e dona Lucia Golob, e aos 14 anos de idade no ano de 1.908 saem da Europa a tentar a sórte no BRASIL  , e em um navio de imigrântes acompanhado de seus pais  e dos irmãos Thomaz , João e Maria todos mais velhos que ele e a irmã Cecilia ja casada ficou na Austria e Augusto Golob nunca mais a viu, desembarcaram no porto de Santos e foi encaminhada a familia a uma fazenda de café na região de Campinas  e passados alguns anos na labuta do plãntio do café , com custo , conseque AUGUSTO GOLOB a  guardar algumas economias  e com o irmão Thomaz partem a então ITAPEVA DA FAXINA hoje ITAPEVA , tem noticias que nestas localidades tinham terras a venda e terrenos estes éram fechados por mata virgem e tinha só rasgado uma estrada que percorriam ja em terras ja adquiridas por outros colonos e que ligava a pequena FAXINA a outros municipios vizinhos, então com as economias amealhadas os irmãos GOLOB adquirem uma gléba destas terras distãntes 8 km. da cidade , terras estas que em sua extensão éra margeada pelas aguas do rio Taquari , Thomaz Golob se estabeleceu no bairro das corujas onde constituiu familia e AUGUSTO GOLOB mais junto ao rio Taquari e tinha ele um vizinho que tambem viéra da Suiça que se chamava Frederico Glauser e mais tarde viria a ser seu sogro casara com sua filha dona Olga glauser , casado desmata a propriedade , faz lavoura , comercializa areia lavada e pedregulho a construçoes a pequena ITAPEVA  e região que crescia , na criação da primeira feira de ITAPEVA realizada no ano de 1.948 no governo de José Loureiro de Mello  ( Juca Severino) ésta feira éra atras da catedral de Santana , la estava Augusto Golob junto com João Greetz e outros aem os primeiros feirãntes de nossa cidade, vinham as mercadorias em carroçoes puxados por dois animais éra feijão, milho, frutas variadas, legumes, , frangos, carne de porco , linguiça, bãnha , toucinho , manteiga etc...
                              Ja no ano de 1.958 o senhor Augusto Golob deixa a zona rural e fixa residencia na cidade na hoje rua Epitacio Piedade , monta uma oficina no quintal da casa e passa a consertar  e reformar móveis, construia para comercializar bãnquinhos, cadeiras etc.....e esta mudança a cidade se fez necessario devido aos estudos aos filhos.
                               Éra o senhor Augusto Golob grande frequentador da Igraja Presbiteriãna , éra orador nos cultos da manha e nas noites de domingo e o casamento do senhor AUGUSTO GOLOB com dona Olga Glauser realizou - se no ano de 1.9l8 e da união tiveram os filhos José Golob que foi casado com dona Elizina Barros Golob ésta éra filha de Pedro de Almeida Barros e Joaquina de Almeida Barros,  Adolfo Golob que foi casado com dona Ely Muller Golob , Floriâno Golob que foi casado com dona Eufranda Glauser Golob , Clara  Golob Fascetti que foi casada com o senhor Angelino Fascetti , Terezinha Golob Rossi viuva do senhor Mario Rossi , Francisco Golob casado com dona Maria de Lourdes  Nicacio Golob e tambem foi seu filho João Golob (falecido).
                                 Viuvo Augusto Golob contrae novas nupcias com dona Olivia Frank que éra pertencente a uma familia da cidade de Campinas S.P  , e dona Olivia com amor e dedicação o ajuda na criação dos filhos, o ajuda tambem nas atividades rurais e domésticas , e foi AUGUSTO GOLOB era uma pessoas muito relacionada na sociaedade Itapevense a qual legol um nome de cidadão probo e prestante, foi ele que lançou o primeiro livro de um cidadão naturalizado Itapevense, livrro este que tinha o título O Imigrante (para todos) realizou em 1952 este livro, por doação de seu neto Marcio Fascetti tem um exemplar deste livro na secretária de cultura e turismo de Itapeva,  gostava de cantar e de escrever suas memórias, padeceu de prolongada infermidade a qual aprendeu ao leito por vários meses e veio a falecer no dia 24 de fevereiro de 1973 aos 79 anos de idade e hoje é feito este resgate a sua memória.

11 comentários:

  1. Achei seu blog por um acaso numa pesquisa que eu realizava pelo google e.... gostei muito de ler a história contada aqui, pois muito pouco eu conhecia sobre o assunto desse meu avô. Sou Laysa Golob Marcelino, filha de Floriano Golob (já falecido) e de Eufranda Glauser Golob, e hoje moramos em Sorocaba. Me emocionei ao ler esse resgate a memória de meu avô! Obrigada e meus parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Há tempos que procurava minha árvore genealógica! Encontrei uma pequena História sobre meus Avós José Golob e Elizina Golob, Pais de meu Pai Jhonny José de Jesus Barros Golob! Assim descobrindo que meu nome veio desta história, já que herdei o nome de bisavôs e tataravôs, sendo meu nome MARCOS (tataravô) AUGUSTO (bisavô) AVILA (sobrenome de avós maternos) GOLOB (sobrenome de avós paternos). fico feliz de ver que a familia Golob também esta presente em nossa nação! Parabéns pela matéria.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, você é meu parente, pode me passar algum contato seu para conversarmos? Obrigada.

      Excluir
  3. Que legal esse blog! tambem adoro essas historias de antepassados e sou sobrinha neta da Olga Glauser primeira esposa do Augusto Golob. Nao sabia que eles tinham se casado em 1918, gostei de saber porque isso ajuda na minha pesquisa do Frederico Glauser Ghefeler, pai da Olga, que voce citou no texto...um imigrante europeu em tres paises latino americano...um dia com tempo te escrevo essa historia p vc colocar por aqui...abraços e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Valeria escreve sim. Não sabia que meu Bisavô tinha este ultimo sobrenome Ghefeler. Gostaria muito de saber mais sobre esta história.
      Abraços

      Excluir
  4. Adorei a materia, sempre é bom saber um pouco mais sobre a história dos nossos antepassados, sou William Glauser sobrinho neto da Olga Glauser, Bisneto de Frederico Glauser e Olga Spiess Glauser e neto de Julio Glauser irmão da Olga Glauser. Frederico Glauser que chegou no Brasil no ano de 1916 vindo apenas com tres filhos que eram Olga Glauser, Helena Glauser e Julio Glauser meu avô, mais tarde outros dois filhos vieram para o Brasil Frederico Glauser Junior e Joao Francisco Glauser.
    Parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  5. Ola William Glauser, nossa que prazer em ler essa história...Sou filha de João Golob Sobrinho (in memória) que foi filho de Adolfo Golob. Precisei montar um Brasão da minha família, e olha só que maravilha, poder ler esta linda história, sobre a minha família... Obrigado por colocar à nossa disposição, informações familiares! E parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  6. Quem for da família, por favor entrar em contato, pois gostaria de saber mais histórias e confirmar dados. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Sou Simone Golob, neta mais nova de Augusto Golob e Olga Glauser, filha de Therezinha Golob Rossi. Obrigada por exporem aqui notas inusitadas e enriquecedoras sobre minha linhagem! Seria tão prazeroso se pudéssemos nos reunir para compartilharmos histórias de nossa família!!

    ResponderExcluir