sexta-feira, 8 de julho de 2011

DR. ESPERIDIÃO LÚCIO MARTINS


 O Dr. Esperidião Lucio Martins nasceu na então cidade de Ribeirão Vermelho do Sul hoje município de Riversul no dia 15 de agosto de 1.931  sendo seus pais o senhor Sebastião Lucio Martins e dona Maria José da Silva.
               Em idade menino o Dr. Esperidião realiza os primeiros estudos na sua terra natal Riversul e anos após vem a cidade de ITAPEVA  cursando o ginásio Estadual e posteriormente o colégio cientifico na cidade de Tatuí S.p , dedicado e com grande esforço a vencer na vida e tendo todo apoio necessário dos pais no ano de 1.952 Dr. Esperidião entra para a Faculdade de medicina da universidade do Brasil na cidade do Rio de Janeiro e no no ano de 1.958 se forma médico, assim realizando e se concretizando o grande sonho de sua vida e de seus familiares.
                 No ano de 1.959 o Dr. Esperidião começa a clinicar em Itapeva , ocasião ésta que éra médico em nosso município os saudosos Dr. José Cândido Neto (Dr. Cândido) , Dr. Érico Pimentel Dias , Dr. Demétrio de Azevedo Junior e outros ,  e o jovem médico Dr. Esperidião instala consultório particular e passa a atender também na Santa Casa de Misericórdia de Itapeva e é admitido por concurso publico no dia 13 de dezembro de 1.960 e frente a seu grande dinamismo e desenvoltura e com garra e amor na especialidade e recém formado tão logo Dr. Esperidião  assumi a chefia da equipe médica odontológica e era o inicio de uma grande liderança que começava a se despontar e poucos imaginavam , que aquele jovem médico seria primordial daí em diante aos rumos avançados que tomaria nossa Santa Casa de Misericórdia de Itapeva , a região a época era carente na área médica e já vinhas pessoas de cidades vizinhas em busca de recursos por tão bom médicos que já tinha nossa ITAPEVA naqueles tempos.
                    Dr. Esperidião da tudo de si ao avanço e desenvolvimento do hospital , o amor que ele tinha pela Santa Casa era enorme , e ele junto a outros começam a aumentar a estrutura do hospital , medida lógica e corajosa , visto que desde a fundação da Santa Casa ocorrida em 12 de janeiro de  1.917 , ninguém tinha ousado a este empreendimento, mais Dr. Esperidião já sentindo o aumento populacional tanto de ITAPEVA como da região já via esta necessidade de aumento a estrutura predial do hospital.
                        No ano de 1.973 o Dr. Esperidião já era conhecido  e respeitado na área médica tanto em ITAPEVA como na região ocasião em que é admitido no serviço médico federal (INPS) nas funções de médico e perito.
                          Na Santa Casa de Misericórdia de ITAPEVA  já era este grande médico uma liderança inconteste atuava como diretor clinico e no dia 20 de janeiro de 1.972 é eleito provedor , depois vice – provedor e novamente provedor período que compreendeu entre o ano de 1.973 a 1.978 e o ano de 1.979 ao ano de 1.990 e no ano de 1.979 assumi o cargo na mesa administrativa , para já no ano de 1.991 já aposentado assumir novamente o cargo de provedor.
                          E na administração da Santa Casa de Misericórdia de ITAPEVA , por mais de 30 anos e com imenso trabalho junto a grandes colaboradores sempre visando a remodelação e reestruturação de nossa Santa Casa  , adquire equipamentos para o centro cirúrgico , amplia leitos  e junto a realização de obras a acompanhar a evolução de aumento do município e da região.
                            O Dr. Esperidião junto a outros grandes ITAPEVENSES  cria em ITAPEVA a Cotrisul que era uma cooperativa a dar apoio aos agricultores tanto de ITAPEVA como da região toda, foi presidente desta entidade por anos  e participa ainda Dr. Esperidião em outras atividades sociais,  faz parte do Rotary Clube   , foi fazendeiro e no dia 13 de dezembro de 1.973 recebe o titulo de cidadão ITAPEVENSE , se candidata – se a Prefeito de ITAPEVA no ano de 1.982 e 1.992 e mesmo não se elegendo – se pelas circunstancias  políticas a época, destaca – se nos meios políticos.
                                O Dr. Esperidião Lucio Martins foi casado com dona Cecília abdelnur Martins e tiveram os filhos Mauricio , Renato ,Paulo e Maria Cecília , faleceu este grande homem , marcante a história de ITAPEVA principalmente na área médica no dia , faleceu no dia 22\07\1.997 e após seu falecimento recebeu seu nome em vossa homenagem praça Esperidião Lucio Martins a antiga praça Rodriques Alves e a praça em frente a Santa Casa de misericórdia construída pelo ex; Prefeito Municipal de Itapeva, Wilmar Haílton de Mattos também leva seu nome , também como homenagem recebe seu nome a estrada municipal que liga a rodovia sp 258 rodovia Francisco Alves Negrão ao distrito da areia branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário