sexta-feira, 8 de julho de 2011

CORONEL ELISIARIO RAMOS DE CAMARGO

O Coronel ELISIARIO RAMOS DE CAMARGO foi um destes grandes hómens marcântes de nóssa ântiga FAXINA hoje cidade de ITAPEVA e hoje esquecido pela nóssa historia e é triste saber que a praça Anchieta se chamava Praça ELISIARIO  RAMOS DE CAMARGO, foram seus pais o senhor João José Ramos e sua mãe dona Carlota de Camargo Melo, a mãe éra das familias das mais ãntigas de nossa ITAPEVA  familia Camargo , os pais de sua mâe foi o senhor José Custódio de Camargo e dona Maria Joaquina de Almeida Melo, os pais do Coronel ELISIARIO RAMOS DE CAMARGO se casaram no estado do Rro Grande do Sul cidade de Vacaria no dia 22 de março de 1.859, foi avos paternos do Coronel ELISIARIO o senhor Laureano José Ramos e dona Maria Gertrudes de Moura, teve o Coronel ELISIARIO RAMOS DE CAMARGO os irmãos dona Ismenia Maria Ramos Furtado que foi casada com o senhor Francisco Vitorino dos Santos Furtado, Demetrio Ramos que viveu toda sua vida no estado de Santa Catarina, e  no dia 04 de janeiro de 1.867 uma tragédia abala a familia os pais do Coronel ELISIARIO RAMOS DE CAMARGO por letigios de terras são assassinados no Rio Grande do Sul cidade de Vacaria, quando o Coronel ELISIARIO RAMOS DE CAMARGO é trazido ele e os irmãos por uma escrava a entâo FAXINA hoje ITAPEVA, e amos mais tarde ja moço junto aos irmãos vendem os bens da familia na cidade de Vacaria, e poucos poderiam imaginar que este senhor iria fazer parte forte da politica administrativa de nossa hoje ITAPEVA, no ano de 1.904 é o Coronel ELISIARIO RAMOS DE CAMARGO eleito vereador junto ao Coronel Acacio Piedade,Angelo Guazelli,Francisco F. de Oliveira , Francisco de Castro, Lucas Ferraz de Camargo, Dr. Professor Rodolfo Cassemiro da Rocha e Licinio Carneiro de Camargo na vereança chegou o Coronel ELISIARIO RAMOS DE CAMARGO a ser presidente da Camara Municipal, e no ano de  1.908 compra a fazenda Pilâo D"agua do senhor Donato Camargo Melo Maria Carneiro de Almeida Melo ocasiâo que tras o Coronel ELISIARIO  RAMOS DE CAMARGO da Europa via porto de Santos as melhores qualidades de gado, como grande fazendeiro labutando em suas terras a pecuaria e a agricultura,em 06 de junho de 1.918 vende a fazenda Pilâo D"agua por 150.000$000 aos senhores Phebo Ferreira Roge, Albino Ferreira Roge e Antonio Rogee ,  compra a fazenda Pirituba de norato Ribeiro Leite e no dia  22 de setembro de 1.9l9  depois  vende esta fazenda por 1.250 conto de réis a firma Brandâo e Cia. Ltda , empresa esta que éra do senhor Daniél Brandâo mais os sócios José Cerdeira Junior (zézico),Dr. Epitacio Piedade (zizi) e os irmãos Francisco Lucas de Almeida (chico Lucas), Joaquim de Almeida Barros (Quinzinho de Barros) e Pedro de Almeida Barros,, foi vendida a Fazenda Pirituba no dia no  dia 04 de novembro de 1.923, adquire a fazenda Faxinal..
        O Coronel Elisiario Ramos de Camargo foi casado com sua prima dona Maria Joaquina Ramos de Camargo e foram seus sogros o Coronel Martinho Carneiro de Camargo e dona Elisa de Camargo Melo entâo proprietarios da fazenda Barreiro hoje fazenda Palmeiras a época com 2.600 alqueires paulista, e tiveram os filhos Dr.  Indalécio Ramos de Camargo  engenheiro agronomo e fazendeiro como o pai e foi casado com dona Alina de Almeida Camargo foi ele prefeito da cidade de Itararé de 31 de dezembro de 1.030 a 10 de abril de 1.931  , Setembrina, Abigail,Maria Cãndida que foi casada com o senhor Eduardo dos Santos Martins,, Elisina,Deocleciano,Clóvis,João Maria,Isolina Ramos de Camargo que foi casada com o senhor Dr. Mario Bastos Cruz e Elisiario Ramos de Camargo Filho.
         O Coronel ELISIARIO RAMOS DE CAMARGO faleceu na década de 1.930 e hoje tudo que ele fez em vida a nossa ITAPEVA como politico, empreendedor, fazendeiro na labuta de grande agricultor e pecuarista vem hoje este escriba e o jornal ITA-NEWS através destas linhas a fazer esta digna homenagem..

6 comentários:

  1. Parabéns pela reportagem do Cel Elisiário Ramos de Camargo, pois também sou parente do/Cel Elisiário, e faço pesquisa sobre a nossa familia, gostaria de receber mais reportagens sobre os Camargo de Itapeva apartir do Vigário José Custódio de Camargo, também tenho dados da Familia. Osvaldo Gonçalves de Camargo. Imail manga67@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Para auxiliar o meu amigo Preto Mattos, nome correto da Irmã do Coronel Elisiário que era natural de Vacaria, hoje Casa Branca distrito de Bom Jesus, nome correto Esmênia de Camargo Ramos, foi casada com o tio Cândido de Camargo Mello e tiveram seus filhos nascido no município (Hoje) Bom Jesus RS "Fazenda da Ronda " Abraços Osvaldo Gonçalves de Camargo "Manga".

    ResponderExcluir
  3. Amigo Preto Mattos, descobri mais dados sobre o Cel. Eliziário Ramos de Camargo, ele faleceu em Presidente Prudente em 18/05/1952 conforme certidão de óbito nº 12.311 - Livro nº 15 pagina 92. Na época o Cel Elisiário residia na Rua do Bosque 328. "Grande vulto da Nossa Itapeva". Abraços Osvaldo Camargo - Manga -

    ResponderExcluir
  4. Sou neto de Elisiario Ramos de Camargo,filho Clovis Ramos de Camargo,filho de Elisiario,gostei muito da reportagem,moro em Pres.Prudente,onde foram seputados meus Avos,e meu Pai,.

    ResponderExcluir
  5. Olá. Alguém saberia informar a data de falecimento do ex-prefeito Lucas Ferraz de Camargo?

    ResponderExcluir