terça-feira, 5 de julho de 2011

CARMO HUSSNE


O senhor Carmo Hussne nasceu em Hams (Síria) no dia 12 de agosto de 1899 sendo seus pais o senhor Roque B. Hussne e dona Zaquia Hussne e foram seus irmãos Wagih Hussne (Beija Flor), Wagiha Hussne, Ramza Hussne e Anastácia Hussne.
                   Com 14 anos de idade o senhor Carmo Hussne chega ao Brasil junto aos pais e os irmãos e no ano de 1.920 depois de muitas lutas e sua vontade de vencer na vida é  comerciante no hoje município de Itararé então frequesia de São Pedro de Itararé que ainda éra na época éra distrito da cidade de Itapeva éra então Carmo Hussne  proprietário da Casa comercial denominada Casa Itarareense que comercializava-se artigos variados como roupas , utensílios  e outras espécies de mercadorias.
                    Já anos mais tarde o senhor Carmo Hussne já mais realizado em seus negócios depois de muitas lutas em inicio de muita dificuldade estabelece – se no município de ITAPEVA que até então se denominava ITAPEVA DA FAXINA, e logo o senhor Carmo Hussne cidadão que tinha bom trato com as pessoas faz uma boa clientela em ITAPEVA, quando então o nosso povo já tinha uma grande simpatia pela vossa pessoa , e com tratamento dedicado e com ideal que visava o progresso de nossa pacata ITAPEVA a época, monta na então Rua Jorge Tibiriçá atual Rua Rivadavia Marques Junior um sofisticado armazém de secos e molhados denominando a razão social de Casa do Carmo, uma de suas filhas Professora Dirce Hussne contrai matrimonio com o então jovem professor Antonio Cavani que era filho do também comerciante a época em nossa cidade Quinto Cavani, e assim Antonio Cavani ajuda o sogro a administrar  o armazém ao mesmo tempo que o irmão do senhor Carmo Hussne o senhor Wagih Hussne ( Beija Flor) , já começava a se destacar em ITAPEVA como um grande comerciãnte tinha um comércio na rua Dr. Pinheiro hoje calçadão e  foi este comércio de tradição em nosso município.
                        O senhor Carmo Hussne adquire a Fazenda ribeirão fundo, propriedade ésta rural onde sua alegria era desfrutar de amigos e familiares, foi presidente ainda o senhor Carmo Hussne da comissão de construção de obras do estádio dos eucaliptos (Itapeva Clube – Santana), e na época Carmo Hussne junto a grandes homens como seu irmão Wagih Hussne (Beija Flor), Luiz José Squario, José Lopes Fernandes e outros não mediram esforços e com seus próprios recursos uniram em prol de se construir o hoje estádio do Itapeva Clube (Glorioso e saudoso se estadio dos eucaliptos que muita glória deu aos ITAPEVENSES a época).
                           Carmo Hussne, homem idôneo, batalhador e muito conceituado, gozava do carinho e simpatia de nossa sociedade, aqui em ITAPEVA foi grande destaque na área comercial de secos e molhados com outros comerciantes a época como, Militão este comércio depois foi administrado por seu filho Raul do Militão, Mathias Machado (que era pai de Simpliciano Campolim Machado o Dr. Santo), Armando Georgétti, Julio Samarone, Isegueu Suara, Tonico Mendes, Pilade Vãnni, Sebastião Nóbrega, Casa Severino (Juca Severino), Armódio Abdalla, Casa Salles (era de José de Mattos Salles que também era chamado por Juca de Mattos), mais tarde tivemos o armazém do Paperrétti, Antonio Queiroz, Onofre e outros quais todos foram marcantes em nossa história e todos colaboraram para o progresso e desenvolvimento de nossa hoje próspera ITAPEVA, e hoje em ITAPEVA a tradição deste tipo de empório só existe o armazém do Zé Campolim.
                             O senhor Carmo Hussne foi casado com senhora Judith Hussne e desta união tiveram os filhos Professora Dirce Hussne Cavani casada com o professor e Exmo Prefeito de Itapeva Professor Antonio Cavani (vem a ser pais do atual Prefeito Dr. Luiz Antonio Hussne Cavani), Professora Carmem Hussne Bicudo que é viúva do saudoso escrivão de policia senhor Vicente Bicudo e o professor Raul Hussne.
                               O senhor Carmo Hussne faleceu no dia 30\10\1.962 aos 63 anos de idade e é digno e merecedor de ser lembrado nesta coluna por ter sido um dos baluartes de nosso progresso e brilhante que foi na área comercial de nossa ITAPEVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário